Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Cinco departamentos do CTC/PUC-Rio abrem processo seletivo para contratação de professores

29/05/2015 às 20:00 - 02/08/2015 às 18:00

Estão disponíveis sete vagas no total e candidatos devem ter Doutorado. Inscrições para Engenharia Elétrica e Física se encerram na semana que vem

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com inscrições abertas para a contratação de professores nos departamentos de Engenharia Mecânica, Engenharia Industrial, Engenharia Elétrica, Física e Química. Para concorrer, todos os candidatos deverão possuir diploma de Doutor e experiência de pesquisa, que será avaliada de acordo com a área específica de atuação. Os interessados devem apresentar boa didática para lecionar na graduação e na pós-graduação, além de capacidade para desenvolver e liderar grupos de pesquisa.

Serão contratados sete professores, com datas de inscrição diferentes, de acordo com cada edital. Os docentes de Física, Química, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica devem estar disponíveis para contratação no segundo semestre deste ano. No caso do Departamento de Engenharia Industrial, a previsão é de início em 2016. No caso de candidatos estrangeiros aprovados, espera-se que obtenham domínio da língua portuguesa no prazo de seis meses.

Departamento de Engenharia Elétrica aceita inscrições até 29 de maio

Os interessados poderão concorrer a uma vaga no quadro principal de professores e devem manter dedicação exclusiva para atuação no Curso de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Os candidatos devem estar aptos para atuar nas áreas de Controle, Automação e Robótica.

A inscrição poderá ser realizada diretamente na Secretaria do Departamento ou pelo correio. A documentação exigida inclui Curriculum Vitae em formato livre, coleção de separatas de publicação mais significativas, memorial sobre suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, descrição do plano de pesquisa, diploma de conclusão do curso de graduação e comprovante do título de Doutor.

Na primeira fase do processo seletivo, os candidatos deverão apresentar um seminário com duração máxima de uma hora sobre assuntos relacionados às suas áreas de pesquisa. Na segunda fase, os selecionados devem organizar uma aula, em nível de graduação, sobre um tema escolhido pela Comissão Julgadora. O professor contratado deve estar disponível para dar aulas a partir de agosto de 2015.

Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

Professores para o Departamento de Física podem se inscrever até 31 de maio

O processo seletivo contempla a contratação de dois professores doutores assistentes (equivalente a adjunto nas universidades federais), sendo uma vaga na área experimental e outra na área teórica. A inscrição poderá ser realizada diretamente na secretaria do Departamento de Física, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h ou por e-mail no endereço [email protected].

O processo seletivo será feito em duas etapas. Na primeira delas, serão avaliados Curriculum Vitae em formato livre, memorial sobre suas atividades de ensino, pesquisa e extensão de serviços à comunidade, plano de pesquisa, título do seminário a ser apresentado ao Departamento durante o processo seletivo, diploma do grau de doutor, coleção de separatas de suas publicações e cartas de recomendação de pelo menos dois pesquisadores.

Na segunda fase, prevista para a primeira semana de junho, os candidatos deverão apresentar um seminário, em português ou inglês, com duração máxima de uma hora sobre o tema escolhido na inscrição, além de uma aula didática de até 50 minutos, com tema a ser sorteado com pelo menos 24 horas de antecedência.

Os professores contratados lecionarão em média oito horas semanais em cursos de Física básica ou mais avançados (bacharelado, mestrado ou doutorado). Para mais informações, o edital completo pode ser consultado no link http://www.fis.puc-rio.br/Informacoes_concurso.php.

Processo seletivo para o Departamento de Química está com inscrições abertas até 22 de junho

O Departamento de Química está com processo seletivo aberto para contratação de professor em regime de tempo integral e dedicação exclusiva para início em 2015. O Candidato deverá possuir o título de Doutor em Química, capacidade para lecionar, em português, disciplinas básicas de graduação na área de Físico-Química (teoria e laboratório) e motivação para interagir com grupos de pesquisa da universidade. Os candidatos devem enviar de imediato um e-mail para [email protected] demonstrando seu interesse em participar do processo seletivo.

A documentação completa digitalizada deve ser enviada até 22 de junho para o mesmo e-mail acima, com carta de apresentação do candidato, indicando a área de interesse de atuação em pesquisas e disciplinas a serem ministradas. O interessado também deve apresentar Currículo Lattes atualizado, cópia dos diplomas, carteira de identidade e CPF, um projeto de pesquisa de até dez páginas incluindo plano de trabalho e pelo menos duas cartas de referência originais e atuais, uma delas sendo preferencialmente do orientador de Doutorado.

O processo seletivo será organizado em duas etapas. A primeira fase eliminatória contará com a avaliação do Currículo Lattes. A segunda será uma prova didática em nível de graduação, apresentação do projeto de pesquisa e entrevista com a banca examinadora.

Inscrições para o Departamento de Engenharia Mecânica terminam dia 31 de julho

Os interessados na única vaga oferecida devem ter doutorado em Engenharia Mecânica ou em ciências correlatas, com atuação, preferencialmente, na área de Mecânica dos Sólidos. Os candidatos atuantes em outras áreas da Engenharia Mecânica também poderão se inscrever.

Serão levados em conta a regularidade de publicação em periódicos internacionais de boa qualidade, facilidade de interação com membros do corpo docente, capacidade de obter recursos de agências governamentais e da indústria, além de cooperações com outros programas do Brasil e exterior.

A documentação exigida inclui versão atual e digitalizada do Curriculum Vitae, com a inserção do link de acesso ao Currículo Lattes, breve descrição dos interesses profissionais, planejamento futuro de carreira e a indicação de dois nomes para referência profissional e pessoal. Os candidatos deverão enviar a documentação para o e-mail [email protected], até o dia 31 de julho. As avaliações serão feitas na medida em que as documentações forem recebidas.

Departamento de Engenharia Industrial encerra inscrições dia 2 de agosto

O Departamento de Engenharia Industrial está com duas vagas abertas e a pesquisa dos candidatos deverá estar relacionada a uma das três áreas de concentração do DEI (Transporte e Logística, Finanças e Análise de Investimentos e Gerência de Produção). Ambos iniciarão a carreira em tempo integral de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva e contratação prevista para o início de 2016.

A documentação exigida inclui Currículo Lattes atualizado (ou equivalente para estrangeiros), proposta de pesquisa (máximo de quatro páginas), um retrato 3x4, cópia da carteira de identidade, cópia dos diplomas de graduação e pós-graduação (ou declaração da conclusão) e cópia dos históricos escolares. Os documentos devem ser enviados até dia 2 de agosto para [email protected], com assunto “Processo Seletivo”, aos cuidados de Fernanda L. Frias.

Na segunda fase, em setembro, os selecionados terão que fazer uma apresentação oral. O conteúdo, formato e tempo de duração desta avaliação serão definidos pela comissão julgadora do DEI, e informados aos aprovados, após a conclusão da primeira etapa. Nesta parte do processo seletivo, os interessados deverão demonstrar capacidade de comunicação, didática, atualização e profundidade de conhecimento científico, precisão no domínio do tema, além de fluência e correção de linguagem. O edital com todos os detalhes do processo seletivo está disponível no site http://www.ind.puc-rio.br/Noticia.aspx?field=83.

Informações para a imprensa:

APPROACH COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Assessoria de Imprensa do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio)

Maria Estrella ([email protected])

Tels: (21) 9-9918-1221 / (21) 3527-1303, ramais 43 e 44 (CTC/PUC-Rio)

(21) 3461-4616, ramais 194 e 164 (Approach Comunicação Integrada)

Bianca Sallaberry ([email protected])

www.approach.com.br

Assessoria de Imprensa do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio)
(21) 3527-1303 ramais 43/44 (CTC/PUC-Rio)
(21) 3461-4616 ramal 194 (Approach Comunicação Integrada)
Maria Estrella/Approach - (21) 9-9918-1221 - [email protected]
Gabriela Azevedo e Philipe Rabelo - [email protected]
http://www.ctc.puc-rio.br

Detalhes

Início:
29/05/2015 às 20:00
Final:
02/08/2015 às 18:00

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo