Saltar para o conteúdo
notícia 07/02/2014

Clube integra GT da Rio-Águas sobre prevenção de enchentes

Reconhecendo o trabalho de referência realizado pelo Clube de Engenharia em relação às propostas para controle de enchentes, a Fundação Rio-Águas criou um Grupo de Trabalho (GT) sobre o tema. Composta por representantes da Fundação e membros do Clube, o grupo tem como objetivo debater e elaborar estudos e sugestões para o controle de enchentes na bacia hidrográfica dos rios que desaguam na Lagoa Rodrigo de Freitas. As discussões com a Rio-Águas começaram em 2011, quando o Conselho Diretor aprovou encaminhamento favorável à conclusão das obras do túnel extravasor.  

A primeira reunião do GT aconteceu nessa sexta-feira (7/2). Nela, os representantes da Rio-Águas apresentaram os projetos pontuais aos quais a Fundação irá se dedicar no próximo período. A conclusão das obras do túnel extravasor como uma forma eficiente para solucionar ao menos parte do problema das enchentes em bacias hidrográficas na cidade foi defendida pelo Clube. O projeto do túnel é de 1971, e foi atualizado em 2010 por comissão especializada formada no Clube de Engenharia.

Fazem parte do GT os(as) engenheiros(as) Wanderson José dos Santos (diretor de Estudos e Projetos), Monica Santiago Montenegro (gerente de Estudos e Projetos da Bacia Oceânica), Daniel José Rienda Moraleida (gerente da Gerência Costeira), todos representando a Rio-Águas; Paulo Poggi Pereira e José Luiz Salgueiro, ambos Conselheiros, e Luiz Carneiro de Oliveira, diretor, representando o Clube de Engenharia.