Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Curso: Matemática Financeira com a Calculadora HP12C e Excel

13/05/2017 às 20:00 - 03/06/2017 às 14:00

Novo curso de Matemática Financeira com a Calculadora HP12C e Excel, com certificação do CREA para todos os participantes.

Data: 13/05, 20/05, 27/05 e 03/06/2017 (sábados)

Horário: 8h às 14h

Local: Rua Buenos Aires 90, 5º andar, Centro, RJ.

Professor: Miguel Bahury

Inscrições: e-mail([email protected]) ou  site (www.cursosmiguelbahury.com.br).

Objetivos:
· Preparar os alunos para entenderem e realizarem operações nos mercados financeiro e de capitais, utilizando a calculadora HP12C e o Microsoft Excel.

· Apresentar os principais conceitos e decisões envolvendo juros simples e compostos.

· Tomar decisões de investimentos e de financiamentos.

· Analisar fluxos de caixa e calcular Fluxos de Caixa Equivalentes

· Conhecer e precificar os principais títulos públicos e privados.

· Estruturar cálculos financeiros.

· Interpretar e realizar corretamente cálculos e índices relativos à correção monetária e inflação

· Conhecer os principais recursos da calculadora HP12C e da planilha de Excel.

· Preparar os alunos para novos empregos e provas de Certificação no mercado financeiro

· Preparar os alunos para concursos públicos

Programa:
Reconhecer o funcionamento dos regimes de juros simples e compostos; Calcular as taxas efetivas do mercado financeiro; Calcular descontos de Duplicatas e Notas Promissórias; Precificar títulos públicos e privados, tais como: LTN, LFT; NTN, Debêntures, CDBs; Calcular o Valor Presente, o Valor Futuro e a taxa de desconto em um Fluxo de Caixa; Calcular Fluxos de Caixa Equivalentes; Analisar fluxos de caixa, comparar alternativas de investimentos e contratos financeiros e identificar as melhores opções; Calcular financiamentos de qualquer natureza, inclusive financiamentos do Sistema Financeiro da Habitação (tabelas Price e SAC); Calcular as taxas de juros de operações financeiras; Calcular o Valor Presente Líquido e a Taxa Interna de Retorno dos Fluxos de Caixa; Interpretar e realizar corretamente cálculos e índices relativos à correção monetária e inflação; Calcular rendimentos de títulos públicos e privados; Calcular o rendimento da caderneta de poupança, de títulos de renda fixa pré-fixados e pós-fixados; Calcular alternativas entre compras à vista e a prazo; Utilizar a calculadora HP 12C e o Excel como ferramentas para os cálculos financeiros. No Excel serão apresentadas as funções básicas, intermediárias e algumas funções avançadas, tais como: Funções Financeiras, Função SE, Atingir Meta, Solver, Cenários, PROCV, Filtros, Gráficos, Horas e Datas, Macros etc.

Público alvo: alunos da graduação, da Pós e público em geral, com 2º grau completo.

Investimento: R$ 840,00 (Oitocentos e quarenta reais), que poderão ser pagos à vista ou em até 12 parcelas pelo cartão de crédito através do sistema PagSeguro da UOL.
Desconto de 10% (dez por cento) para associados do Clube de Engenharia e inclusive para os familiares. Os interessados devem enviar mensagem para [email protected]  manifestando intenção de participar do curso.

Infraestrutura: sala de aula com 1 (um) computador para cada aluno e 1 computador com datashow para o professor.

Material do aluno, incluído no preço:
a) Apostila Passo a Passo do curso com 340 slides;
b) Arquivo em Excel com 40 planilhas com exercícios resolvidos;
c) Apostila com exercícios propostos e resolvidos de Matemática Financeira com a HP 12C.

IMPORTANTE: CONDIÇÕES GERAIS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EDUCACIONAL
1)    Os interessados em matricular-se poderão inscrever-se no site www.cursosmiguelbahury.com.br ou, alternativamente, enviar e-mail para [email protected]  manifestando intenção de participar do curso e, em seguida, receberão do PagSeguro mensagem com um link para efetuar o pagamento, o que confirmará a matrícula.
2)    Número de vagas: 25 (vinte e cinco).
3)    A data de início do Curso poderá ser alterada ou o curso cancelado na hipótese de não ser atingido o número mínimo de alunos necessários à cobertura dos custos envolvidos, sendo garantido ao(à) aluno(a), sem qualquer correção, a devolução das quantias pagas.
4)    Após o início do curso não serão devolvidos os valores pagos.

Curriculum do professor (resumo)

  •     Engenheiro eletrônico, com mestrado em economia industrial na UFRJ, MBA Executivo na Coppead–UFRJ, pós-graduação em economia e mercado de capitais na E.P.G.E - FGV e pós-graduação em Regulação do Mercado de Capitais-UFRJ.
  •     Diretor de Mercado de Capitais-RJ da ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) e integrante do Comitê Brasileiro de Avaliadores de Negócios (CBAN) na mesma entidade.
  •     Professor de Análise de Investimentos, de Avaliação Econômica de empresas e de Matemática Financeira na UERJ no curso de Pós-Graduação em Planejamento e Finanças.
  •    Coordenador do curso de MBA em “Finanças Corporativas e Mercado de Capitais” da Universidade Estácio de Sá de 2004 a 2014. Professor de “Matemática Financeira” e de “Avaliação de Projetos e de Empresas” na mesma Universidade.
  •     Servidor concursado da CVM desde 1978, aposentado em fevereiro de 2012, foi Superintendente de várias áreas da Autarquia nos últimos 16 anos de suas atividades.
  •     Coordenador do curso de “Capital de Risco e Fundos Estruturados” na UERJ.
  •     Criador e Coordenador de cursos preparatórios para concursos da CVM e do BNDES;
  •     Foi professor de “Matemática Financeira” da FGV.
  •     Professor de Finanças da Academia do Concurso em 2005, no curso preparatório para o concurso de nível superior do BNDES;
  •     Proctor for the USPAP - Uniform Standard of Professional Appraisal Practic, test da ASA - American Society of Appraisers  (Sociedade americana de avaliadores) em 2006.
  •     Ex-Secretário Municipal de Transportes e fundador da Secretaria; Ex-Presidente e fundador da CET-RIO e fundador da companhia; Ex-Presidente e Diretor Financeiro do METRÔ-RJ; Ex- Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Planejamento.
  •     De 7 a 24 de abril de 2008, representou a CVM no International Institute for Securities Market Development, promovido pela Securities and Exchange Commission-SEC, em Washington e em Chicago, nos EUA.
  •     Premiado, em 1.997, no 2º Concurso Nacional de Experiências Inovadoras de Gestão na Administração Pública Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública -ENAP, do Ministério da Administração e Reforma do Estado-MARE, pelo desenvolvimento do “Sistema de Controle e de Informações Gerenciais”.
  •     Membro do Conselho Diretor do Clube de Engenharia e ex-Diretor Financeiro do Clube.
  •     Autor do projeto de expansão do sistema metroviário do Rio aprovado pelo Conselho Diretor do Clube de Engenharia em 2011 e enviado ao governo do estado.
  •     Realizou recentemente palestras sobre CEPAC e sua aplicação nas obras de revitalização do porto do Rio de Janeiro na Anefac (Associação Nacional dos Executivos Financeiros), na FGV, na SEAERJ, para o Conselho Diretor do Clube de Enga e para Prefeituras da Baixada Fluminense.
  •     Publicou 32 artigos sobre transportes e administração pública nos principais jornais e veículos de comunicação do Rio de Janeiro.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6442299427435074

LinkedIn: http://br.linkedin.com/pub/miguel-bahury/45/915/79    

Detalhes

Início:
13/05/2017 às 20:00
Final:
03/06/2017 às 14:00

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo