Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Curso preparatório para futuros concursos da CVM

07/04/2018 às 20:00

CURSO PREPARATÓRIO PARA FUTUROS CONCURSOS da CVM - Início em 07/04/2018

Os associados do Clube de Engenharia e familiares terão 10% (dez por cento) de desconto no curso abaixo que poderá ser pago em até 12 parcelas pelo cartão de crédito através do sistema PagSeguro da UOL. Os interessados devem enviar mensagem para [email protected], manifestando intenção de participar do curso.

Inscrições e matrícula pelo site www.cursosmiguelbahury.com.br  ou encaminhar mensagem para: [email protected]

 Agora é oficial. A CVM solicitou concurso, com vistas à sua aprovação para 2018, ao Ministério do Planejamento. Clique aqui 

DATAS: Início em 07/04/2018. Aulas aos sábados

HORÁRIO: 8h às 18h

LOCAL: Av. Rio Branco 124, 18º andar, Centro RJ.

Salário inicial: R$18.057,95 a partir de 01/01/2018

Objetivos do curso
Preparar os alunos para conhecer a Estrutura e o Funcionamento do mercado financeiro com ênfase no mercado de capitais

Programa (h/a de 60min)
Estrutura de mercado: 48h

Funcionamento do mercado: 36h/a

Contabilidade e Auditoria: 51h

Matemática Financeira: 18h/a

Economia: 13h/a

Português: 13h/a

Total: 176h/a

Coordenação
Prof. Miguel Bahury – Ex- Superintendente da CVM. Engenheiro com Mestrado em Economia Industrial pela UFRJ, Pós-Graduação em Economia e Mercado de Capitais pela FGV, em Regulação de Mercado de Capitais pela UFRJ e MBA Executivo pela COPPEAD – UFRJ.

Público alvo
Alunos com curso superior ou formandos

Investimento
R$ 2.840,00 (dois mil oitocentos e quarenta reais), que poderão ser pagos à vista ou em até 12 parcelas pelo cartão de crédito através do sistema PagSeguro da UOL.
Material do aluno, incluído no preço: Apostilas e material didático que serão distribuídos eletronicamente.

Infraestrutura
Sala de aula refrigerada com 1 computador com datashow para o professor.

Matrícula
Os interessados poderão matricular-se no site www.cursosmiguelbahury.com.br ou encaminhar mensagem para: [email protected]  manifestando intenção de participar do curso e, em seguida, receberão do PagSeguro da UOL mensagem com um link para efetuar o pagamento. A  matrícula será confirmada imediatamente após o pagamento.

IMPORTANTE: Condições Gerais de Prestação de Serviço Educacional :

1)    Número de vagas: 40 (quarenta)

2)    A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de 30 (trinta) matrículas.

3)    A data de início do Curso poderá ser alterada ou o curso cancelado na hipótese de não ser atingido o número mínimo de alunos necessários à cobertura dos custos envolvidos, sendo garantido ao(à) aluno(a), sem qualquer correção, a devolução das quantias pagas.

4)    Após o início do curso não serão devolvidos os valores pagos.

Professores

Prof. Alexandre Chede Travassos - Advogado do escritório Carvalhosa e Eizirik Advogados; Pós-Graduado em Direito Empresarial pela FGV.

Profa. Ana Carolina Weber – Advogada do escritório Carvalhosa e Eizirik Advogados; Mestrado em Direito Internacional e da Integração Econômica na Faculdade de Direito da UERJ.

Prof. Antonio Emygdio - Assessor do Colegiado da CVM; Engenheiro com Pós-Graduação em gerenciamento de projetos pela FGV. Aprovado em 2º lugar no Concurso público para o cargo de Analista de Mercado de Capitais da CVM. Possui vários cursos de aperfeiçoamento na área de mercado de capitais, direito societário e contabilidade IFRS.

Profa. Camila Pantera – Advogada. Assessora no gabinete da Presidência da CVM.

Prof. Daniel Walter Maeda Bernardo - Engenheiro, Superintendente de Relações com Investidores Institucionais (SIN) da CVM; Ex-Gerente de Estrutura de Mercado e Sistemas Eletrônicos da CVM; Ex-Gerente da CVM de Registros e Autorizações dos Fundos de Investimento e seus gestores.

Prof. Felipe Claret – Mestre em Financiamento de Infraestrutura pela COPPE – UFRJ. Ex-Superintendente de Registro de Valores Mobiliários da CVM.

Prof. João Constantino Gonçalves - Mestre em Ciências Contábeis pela UFRJ, MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC e graduação em Ciências Contábeis pela UERJ. Foi auditor sênior da Deloitte, auditor interno de fundo de pensão, coordenador de contabilidade na área de ativo imobilizado do Grupo Light e professor da UERJ e da UFRJ. Atualmente é contador concursado na Petrobras Distribuidora S/A e professor de graduação em cursos preparatórios.

Profa. Glória Maria Moraes da Costa – Economista; Doutora em Ciências da Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ e Mestre em Engenharia de Produção pela COPPEAD – UFRJ.

Prof. Jeferson Botelho – Contador; Mestre em Ciências Contábeis pela UERJ; Contador do BNDES; Professor de Contabilidade.

Prof. João Boaventura Branco de Matos - Eonomista, Doutor em Planejamento e Política de Saúde no Instituto de Medicina Social da UERJ, Mestre em Economia Industrial pela UFRJ – IEI com pós-graduação em Engenharia Econômica pela UERJ. MBA em Empreendedorismo pela ESPM. Curso de altos estudos em Política e Estratégia na CAEPE da ESG.

Prof. João Constantino Gonçalves  - Mestre em Ciências Contábeis pela UFRJ, MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC e graduação em Ciências Contábeis pela UERJ. Foi auditor sênior da Deloitte, auditor interno de fundo de pensão, coordenador de contabilidade na área de ativo imobilizado do Grupo Light e professor da UERJ e da UFRJ. Atualmente é contador concursado na Petrobras Distribuidora S/A e professor de graduação em cursos preparatórios.

Prof. José Eduardo Barros – Advogado; Subprocurador-Chefe da Comissão de Valores Mobiliários (2005-2012);Procurador Federal licenciado; MBA Executivo em Direito – Instituto Brasileiro do Mercado de Capitais – IBMEC-RIO – 2001; Sócio do Escritório Galdino, Coelho, Mendes advogados, Consultor Jurídico do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2015-2016); Procurador-Chefe da Comissão de Valores Mobiliários (2012-2015); Professor de Noções de Direito Societário e Mercado de Capitais, no curso de Pós-Graduação em Finanças Corporativas na Universidade Estácio de Sá (2007-2014).

Prof. Miguel Bahury – Ex- Superintendente da CVM; Engenheiro com Mestrado em Economia Industrial pela UFRJ, Pós-Graduação em Economia e Mercado de Capitais pela FGV, em Regulação de Mercado de Capitais pela UFRJ e MBA Executivo pela COPPEAD – UFRJ. Professor de Pós-Graduação na UERJ.

Profa. Leila Peccini - Bacharel em Direito com MBA em Mercado de Capitais pelo IBMEC e especialização em Direito Tributário pela Universidade Estácio de Sá. De 1995 até 2011, trabalhou na BB GESTÃO DE RECURSOS DTVM S.A. Atualmente, atua como Analista Normativa de Fundos de Investimento do grupo ICLA TRUST.

Prof. Lidiano Santos - Mestre em Ciências Contábeis pela FACC/UFRJ (2013). Pós-Graduado em Contabilidade Financeira pela FACC/UFRJ (2011). Graduado em Ciências Contábeis pela Unigranrio. Contador do BNDES e professor de Contabilidade. Possui Certificação em IFRS pela Association of Chartered Certified Accountants (ACCA).

Profa. Maria Clara Troncoso – Advogada, Ex-Assessora do Colegiado da CVM; Ex-Analista Senior de Regulação de Emissores da BM&FBovespa.

Prof. Moisés Moura de Melo - Mestre em Economia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes/RJ, pós-graduado em Auditoria e Contabilidade pela UFF/RJ, Docência do ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes /RJ e Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Moraes Júnior/RJ.

Prof. Pedro Brigagão – Advogado; Ex-Assessor do Colegiado da CVM.

Prof. Rafael Morch – Mestre em Contabilidade pela UFRJ, Professor de Contabilidade em cursos de MBA na UFRJ; Contador do BNDES.

Prof. Ricardo Barbosa Silveira – Mestre em Administração Empresarial pela UNESA, Especialista em Finanças pela PUC – RJ e em Engenharia Econômica e Administração Empresarial pela UFRJ; Especialista em Mercado de Capitais, no qual atua há 35 anos, e Coordenador de cursos na UNESA.

Profa. Regina Camacho - Mestrado em Letras (Língua Portuguesa) pela UFF, Graduação em Letras (Português- Literaturas) pela UFRJ; Professora de Língua Portuguesa e Produção Textual de graduação e Pós-Graduação em várias instituições de ensino; professora em cursos de Extensão para professores da rede oficial de ensino, na UFF; cursos de Letras, na Faculdade de Formação de Professores (FAPERJ/UERJ); cursos de Letras na Universidade Santa Úrsula (USU)

Curriculum do Coordenador

Miguel Bahury

  • Engenheiro eletrônico, com mestrado em economia industrial na UFRJ, MBA Executivo na Coppead–UFRJ, pós-graduação em economia e mercado de capitais na E.P.G.E - FGV e pós-graduação em Regulação do Mercado de Capitais-UFRJ. 
  • Consultor na área administrativo-financeira, abrangendo gestão, estruturação e avaliação (Valuation) de empresas;
  • Diretor de Mercado de Capitais-RJ da ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) e integrante do Comitê Brasileiro de Avaliadores de Negócios (CBAN) na mesma entidade.
  • Servidor concursado da CVM desde 1978, aposentado em fevereiro de 2012, foi Superintendente de várias áreas da Autarquia nos últimos 16 anos de suas atividades.
  • Professor de Análise de Investimentos, de Avaliação Econômica de empresas e de Matemática Financeira na UERJ no curso de Pós-Graduação em Planejamento e Finanças.
  • Professor de Análise de Investimentos e de Administração Financeira na UERJ no curso de Pós-Graduação em Controladoria .
  • Coordenador do curso de “Capital de Risco e Fundos Estruturados” na UERJ.
  • Coordenador do curso de MBA em “Finanças Corporativas e Mercado de Capitais” da Universidade Estácio de Sá de 2004 a 2014. Ex-Professor de “Matemática Financeira” e de “Avaliação de Projetos e de Empresas” na mesma Universidade.
  • Coordenador e professor em cursos preparatórios para Certificações CPA10, CPA20, CEA e CFP.
  • Professor de cursos de “Matemática Financeira com a calculadora HP12C e Excel” e de “Análise de Investimentos e Avaliação de Empresas (Valuation)”.
  • Coordenador e professor de cursos preparatórios para concursos da CVM e do BNDES;
  • Foi professor de “Matemática Financeira” da FGV.
  • Professor de Finanças da Academia do Concurso em 2005, no curso preparatório para o concurso de nível superior do BNDES;
  • Relator da Instrução CVM nº 436/06, que instituiu o Anexo III da Instrução CVM 361/02,  que regulamenta a apresentação dos laudos de avaliação das Ofertas Públicas de Aquisição de Ações (OPAs).    
  • Proctor for the USPAP - Uniform Standard of Professional Appraisal Practic, test da ASA - American Society of Appraisers  (Sociedade americana de avaliadores) em 2006. 
  • De 7 a 24 de abril de 2008, representou a CVM no International Institute for Securities Market Development, promovido pela Securities and Exchange Commission-SEC, em Washington e em Chicago, nos EUA.
  • Premiado, em 1.997, no 2º Concurso Nacional de Experiências Inovadoras de Gestão na Administração Pública Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública -ENAP, do Ministério da Administração e Reforma do Estado-MARE, pelo desenvolvimento do “Sistema de Controle e de Informações Gerenciais”.
  • Ex-Secretário Municipal de Transportes e fundador da Secretaria; Ex-Presidente e fundador da CET-RIO e fundador da companhia; Ex-Presidente e Diretor Financeiro do METRÔ-RJ; Ex- Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Planejamento.
  • Conselheiro do CREA RJ e Coordenador adjunto da Comissão de Orçamento. 
  • Membro do Conselho Diretor do Clube de Engenharia e ex-Diretor Financeiro do Clube.
  • Autor do projeto de expansão do sistema metroviário do Rio aprovado pelo Conselho Diretor do Clube de Engenharia em 2011 e enviado ao governo do estado.
  • Realizou recentemente palestras sobre CEPAC e sua aplicação nas obras de revitalização do porto do Rio de Janeiro na Anefac (Associação Nacional dos Executivos Financeiros), na FGV, na SEAERJ, para o Conselho Diretor do Clube de Enga e para Prefeituras da Baixada Fluminense.
  • Publicou 32 artigos sobre transportes e administração pública nos principais jornais e veículos de comunicação do Rio de Janeiro.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6442299427435074
Linkedin: http://br.linkedin.com/pub/miguel-bahury/45/915/79

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MATEMÁTICA FINANCEIRA

1 - Conceitos gerais - O conceito do valor do dinheiro no tempo; Capital, juros, taxas de juros; Capitalização, regimes de capitalização; Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa; Equivalência financeira. 2 – Juros simples - Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira; A equivalência de taxas de juros: taxas de juros proporcionais; A equivalência de capitais no regime de juros compostos. 3 - Juros compostos - Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira; A equivalência de taxas de juros: taxas de juros equivalentes; Taxas nominais e taxas efetivas; A equivalência de capitais no regime de juros compostos. 4 - Desconto (operações financeiras de antecipação de recebíveis) - Desconto racional simples e composto; Desconto irracional simples e composto; Cálculo do valor atual, do valor nominal, da taxa de desconto. 5 - Operações financeiras com cláusula de correção monetária - Cálculo do montante em operações financeiras pós-fixadas; Taxas nominais x taxas reais. 6 - Séries de pagamentos - Séries variáveis e séries uniformes; Cálculo do valor futuro, do valor presente, do valor dos pagamentos de uma série variável e de uma uniforme de pagamentos; A equivalência financeira de séries de pagamentos. 7 - Sistemas de amortização - Sistema americano (método do pagamento periódico dos juros); Sistema price (método das prestações constantes); Sistema SAC (método das amortizações constantes); Sistema price com prazo de carência. 8 - Análise de investimentos (introdução) - Métodos de avaliação de investimentos; Taxa interna de retorno; Valor presente líquido.

 

LÍNGUA INGLESA

Interpretação de Textos.

 

ESTRUTURA DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS

1. Sistema Financeiro Nacional: bases, funções, estrutura e funcionamento. 2. Mercado financeiro e de capitais: importância econômica. 3. Regulação e autorregulação do mercado de valores mobiliários. 4. CVM:  constituição, atribuições, competência, organização e funcionamento. Função de amicus curiae. 5. Agentes de Mercado: Bancos múltiplos, de Investimento, Sociedades Corretoras, Distribuidoras, Bolsas de Valores, de Mercadorias e de Futuros, Balcão Organizado, Entidades de Compensação e Liquidação, Instituições Custodiantes, Emissoras de Valores Mobiliários Escriturais, Emissoras de Certificados e Agentes Autônomos. 6. Companhias Abertas: conceito, registro, política de divulgação de informações. Reorganização societária: aquisição, incorporação, fusão e cisão de companhias. ADR e BDR. 7. Valores Mobiliários: qualificação jurídica e especificidade em relação a outros títulos. Títulos de responsabilidade de instituições financeiras e títulos públicos. 8. Registros e credenciamentos de responsabilidade da CVM. 9. A distribuição dos valores mobiliários no mercado. 10. Mercado primário e secundário. 11. Principais características dos mercados de balcão, balcão organizado e de bolsa. 12. Fundos de Investimento e Fundos de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento: Instrução CVM nº 409, de 18 de agosto de 2004, Fundos Mútuos de Privatização - FGTS e FGTS Carteira Livre, Fundos de Investimento em Direitos Creditórios, Fundos de Investimento em Empresas Emergentes, Fundos de Investimento Imobiliário, Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Clubes de Investimento, Entidades Abertas de Previdência Privada. Companhias Seguradoras, Investidores Não Residentes da Resolução CMN nº 2.689/00. 13. Globalização do mercado de valores mobiliários. 14. Direito Penal econômico. "Lavagem" de dinheiro. Crimes contra o Sistema Financeiro. 15. Legislação do mercado de valores mobiliários, em especial as leis n° 6.385/76 e 6.404/76 inclusive suas alterações posteriores.

 

CONTABILIDADE

1 - Introdução: Estrutura e órgãos que emitem e interpretam as normas contábeis nacionais e internacionais. As mudanças na legislação societária brasileira e a convergência ao IFRS no Brasil e no mundo. 2 – Estrutura Conceitual Básica das Demonstrações Financeiras: Objetivos e Pressupostos básicos das Demonstrações Financeiras. Características qualitativas das Demonstrações Financeiras. Mensuração e reconhecimento dos elementos das DF’s. Conceitos de capital e manutenção de capital. 3 - Apresentação das Demonstrações Financeiras: Objetivos e considerações gerais sobre as demonstrações financeiras. Conteúdo e estrutura das Demonstrações Financeiras. Critérios de divulgação. 4 - Práticas Contábeis, Mudanças de estimativas e correção de erros: Mudanças nas práticas contábeis. Mudanças nas estimativas. Correção de erros. 5 – Eventos subsequentes: Data da conclusão das demonstrações financeiras. Quando efetuar ajustes. Quando não efetuar ajustes. Divulgações necessárias em notas explicativas. 6 - Ajuste a Valor Presente: Objetivo e limitações. Itens qualificáveis. Ajustamentos e reversões. Contabilização. 7 - Estoques: Visão Geral. Definições. Mensuração dos estoques. Fórmula de custeio. Teste de recuperabilidade. Divulgações em notas explicativas. 8 – Ativo Imobilizado: Reconhecimento inicial. Depreciação. Mensuração subseqüente (reavaliação). Gastos subsequentes e alteração na vida útil. Alienação. 9 - Ativos Intangíveis: Critérios para reconhecimento. Critérios para a mensuração inicial. Ativos intangíveis gerados internamente. Reavaliação de ativos intangíveis. Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. 10 - Contabilidade de Concessões Públicas: Entidades qualificáveis; Tipologias básicas dos contratos de concessão. Reconhecimento de receitas e apropriação de despesas. Reconhecimento e mensuração de ativos financeiros e intangíveis. Divulgações. 11 - Arrendamento Mercantil: Características. Arrendamento financeiro. Arrendamento operacional. Contabilização pelo arrendatário. Contabilização pelo arrendador. 12 - Redução do Valor Recuperável do Ativo: Ativos sujeitos ao impairment. Indícios de necessidade de impairment. Definição e Identificação de Unidades Geradoras de Caixa. Métodos de cálculo do valor recuperável. Taxa de desconto. Contabilização da constituição e da reversão do impairment. Divulgações. 13 - Investimentos societários e consolidação de demonstrações financeiras: Conceito de controle. Conceito de coligadas. Método da equivalência patrimonial. Critérios de consolidação. Divulgações. 14 - Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes: Definição e reconhecimento de passivos. Definição e critério de avaliação de Contingências ativas e passivas. Reconhecimento e desreconhecimento. Divulgações. 15 - Custos de empréstimos: Característica geral. Capitalização. Como fazer a capitalização. 16 - Imposto Diferido: Definição da base contábil e fiscal. Diferenças temporárias e definitivas. Reconhecimento e reversão. 17 - Benefícios a empregados: Benefícios pagos durante o tempo de serviços. Benefícios pós-emprego. Planos de contribuição definida. Planos de benefícios definidos. Divulgações obrigatórias. 18 - Incentivos governamentais: Assistências governamentais. Subvenções governamentais. Condições para reconhecimento. Contabilização. Divulgações. 19 - Receitas: Critérios de reconhecimento. Venda de bens. Prestação de serviços. Juros, royalties e dividendos. SWAP de Receitas. 20 - Segmentos operacionais: Objetivos dos relatórios por segmento. Definição de segmentos operacionais. Exemplos de casos concretos. 21 - Combinação de negócios: Identificando as combinações de negócios. Método da compra – purchase accounting. Investimentos préexistentes. Passivos contingentes e provisão para reestruturação. Cálculo e alocação do goodwill. Tratamento após o reconhecimento inicial. 22 - Instrumentos financeiros, divulgação e apresentação: Reconhecimento e mensuração inicial. Classificação dos instrumentos financeiros. Instrumentos derivativos. Mensuração subseqüente. Contabilidade de operações de hedge / Documentação suporte. Divulgações. 23 - Efeito de mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações financeiras: Objetivo e motivação. Moeda funcional. Entidades autônomas e não autônomas. Reconhecimento dos efeitos da variação cambial. Ajustes acumulados de conversão. 24 - Demonstração dos Fluxos de Caixa e/ DVA: Utilidade da Demonstração dos   Fluxos de Caixa. Método direto e método indireto. Alocação entre atividades operacionais, de investimentos e de financiamentos. Pontos de atenção na elaboração da DFC. Objetivo da DVA. Estrutura de apresentação. Conceito de geração e apropriação de riqueza. 

 

AUDITORIA

1. Normas Profissionais e Técnicas emanadas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), e pronunciamentos emitidos pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) 2. Normas de Auditoria Emitidas pela CVM. Instruções, Deliberações e Pareceres de Orientação. 3. Técnicas de Auditoria. Conceitos básicos, controle interno, planejamento e programa de auditoria, papéis de trabalho, revisão analítica, pareceres e relatórios de auditoria. 4. Informações Obrigatórias anuais e eventuais perante os órgãos fiscalizadores. Independência e conflito de interesses. Controle de Qualidade Interno. Programa de Revisão Externa de Qualidade. Programa de Educação Continuada. Exame de Qualificação Técnica. Auditoria com uso de tecnologia da informação (TI). 

 

FUNCIONAMENTO DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS

1. Mercado de ações e capitalização das empresas. Mercados eficientes, administração de carteira, critérios de diversificação. Noções de mercado financeiro: produtos e serviços. 2. Negociação de ações e outros valores mobiliários. 3. Mercados organizados de valores mobiliários: entidades administradoras de bolsa e de balcão organizado: constituição, funcionamento, organização e deveres. 4. Operações nos mercados de bolsa e de balcão organizado: autorização para operar, pessoas autorizadas, regras de negociação, transparência na divulgação de operações e mecanismo de ressarcimento de prejuízos; telas de acesso à negociação em bolsas estrangeiras. 5. Autorregulação dos mercados organizados de valores mobiliários: estrutura e funcionamento. 6.

A CBLC e a BM&F – Entidades de compensação e liquidação de operações com valores mobiliários: estrutura e funcionamento. 7. O sistema de custódia de títulos e valores mobiliários. 8. Operações à vista, com opções, a termo e futuro. 9. Swaps. 10. Função econômica dos mercados derivativos: transferências de riscos, visibilidade de preços, operações de financiamento e arbitragem. 11. Empréstimos de valores mobiliários. 12. Mercados futuros e de opções: similaridades e diferenças. 13. Riscos e diversificação. Risco de preço, de crédito e 

operacional. 14. Modelos de avaliação de ações. 15. Modelos de precificação de opções e futuros. 16. Modelos de precificação de títulos e valores mobiliários de renda fixa: Curva versus. Mercado. 17. Volatilidade. 18. Índices representativos do mercado de valores mobiliários no Brasil (IBOVESPA, FGV-100 e IBX e IBX-50) e no exterior.

 

ECONOMIA

1. Sistema de Contas Nacionais. 2. Análise de Determinação da Renda, a relação entre os grandes agregados e os ciclos econômicos, segundo as concepções Clássicas (Neoclássicas), Keynesiana, Monetarista, Pós-Keynesiana, Novoclássica e Novo Keynesiana. Modelos IS-LM. 3. Determinantes do consumo e do investimento. 4. Análise de política monetária e fiscal em economias fechadas e aberas sob diferentes regimes cambiais. 5. Dinâmica Econômica. Funções da Moeda. 6. Conceitos de Oferta e Demanda Monetária. 7. Taxas de Juros. 8. Sistema Financeiro Nacional. Funções do Banco Central do Brasil. Instrumentos de Política Monetária. 9. Teorias da Inflação. 10. Crescimento Econômico: modelos de crescimento exógeno e endógeno. 11. Classificação de bens: público, semipúblico e privado. 12. Bens públicos e externalidades. 13. Funções governamentais. 14. Princípios gerais de tributação. 14. Tendências gerais da evolução do gasto público no mundo. 15. O cálculo do déficit público: as Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP) nos conceitos nominal, operacional e resultado primário. 16. Marco regulatório a partir da década de 90. 17. A Lei de Responsabilidade fiscal (LFR). 18. Evolução da economia brasileira e da política econômica a partir do Plano de Metas (1956) até o fim da década de 80. Reformas estruturais da década de 1990. Economia brasileira no pós-Plano Real; concepções, principais problemas, conquistas e desafios. O ajuste de 1999: a mudança do sistema cambial, a instrução do sistema de metas inflacionárias e as metas fiscais. O desempenho da economia brasileira e da política econômica  no período recente. A Crise Internacional e os impactos na economia brasileira. Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A redução recente da desigualdade de renda. 19. Teoria do Comércio Internacional: Vantagens Comparativas, Modelos e Teoremas de Comércio Internacional. Globalização, blocos econômicos regionais e acordos multilateral e bilateral de comércio exterior; Organismos Internacionais: FMI, BIRD, BID, OMC OMPI. 20. Conceitos básicos de análise de balanços e demonstrações financeiras. 21. Precificação e avaliação de ativos financeiros, Modelo CAPM e WACC, modelagem de estrutura a termo de taxa de juros, “duration”, noções de administração de risco de mercado (VaR) e de derivativos. 22. Análise de projetos estruturados (Project Finance): análise de viabilidade do projeto, arranjos de garantia e plano de financiamento. Valuation. Eficiência de mercado.

 

LÍNGUA PORTUGUESA 

1. Compreensão Textual. 2. Ortografia. 3. Semântica. 4. Morfologia. 5. Sintaxe. 6. Pontuação.

Detalhes

Data:
07/04/2018
Hora:
20:00
Categoria de Evento:

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo