Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta importância estratégica da Eletronuclear

Em entrevista concedida ao jornalista Beto Almeida para o programa Contracorrente, da TV Comunitária de Brasília, no dia 03 de agosto, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães fala da importância estratégica da Eletronuclear para o Brasil, seja do ponto de vista da Infraestrutura ou da Defesa Nacional. Ele aborda ainda o tema do submarino nuclear brasileiro, diretamente ligado ao Pré-Sal. 

Guimarães comenta a prisão do Almirante Othon Luiz Pinheiro, ex-presidente da Eletronuclear, na operação Lava Jato e avalia que o Brasil "está sofrendo um ataque em sua capacidade produtiva, nos nossos programas estratégicos, na construção pesada e no Pré-Sal. Existe um grande interesse internacional em jogo. O próximo alvo é o mercado financeiro". 

Othon é citado na entrevista como "pai do programa nuclear brasileiro". Segundo Guimarães, uma reportagem sobre a prisão do almirante foi veiculada com tons de "comemoração" no jornal americano The New York Times. Na visão do embaixador, "o Brasil é um dos poucos países com capacidade de desenvolver um programa nuclear. Temos grandes reservas de urânio e algumas das mais avançadas tecnologias do setor desenvolvidas aqui, e isso sempre incomodou os americanos. Agora também temos uma grande reserva de petróleo com o Pré-Sal".

O embaixador falou da importância do combate à corrupção, mas condenou o uso político das acusações da Operação Lava Jato. "O grande escândalo nacional não é a Lava Jato, mas a entrega do país aos interesses internacionais. Fomos catequizados para considerar os Estados Unidos um grande aliado, e os outros países inimigos", acrescentou Guimarães. 

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo