A desordem no subsolo carioca é tema de estudos e pesquisas em diversas áreas. Um conjunto ilógico de cabos, tubulações, galerias e fiações instalados durante décadas sem critérios básicos de segurança e ordem pode representar uma grande ameaça à população. O problema já é velho conhecido dos moradores do Rio e foi descrito por um laudo da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado (Agenersa) em janeiro de 2008. O documento mostra que algumas explosões de bueiros ocorrem por resultado da proximidade entre uma galeria pluvial da prefeitura e um cano da Companhia Estadual de Gás (CEG).

Sem organização, a ocupação dos subterrâneos no Rio deu-se de maneira desordenada prejudicando, inclusive, a rota do metrô. Segundo o professor e engenheiro Fernando Mac Dowell, o governo desistiu de passar com o metrô pela Avenida Rio Branco devido ao caos instalado no subsolo. O espaço pouco lembrado da cidade é capa dos grandes jornais a cada nova explosão de caixas subterrâneas. Para discutir a regulamentação do uso e ocupação do subsolo, as divisões técnicas de Recursos Naturais Renováveis (DRNR), de Urbanismo e Planejamento Regional (DUR) organizaram o debate “Uso e ocupação do subsolo”. Com a presença do vereador Eliomar Coelho (PSOL) e do arqueólogo Cláudio Prado de Mello, o evento aconteceu no dia 22 de janeiro e trouxe à tona questões como a falta de conhecimento das empresas sobre o assunto.

Segundo o arqueólogo Cláudio Prado de Mello o uso do subsolo é uma das grandes preocupações atuais da arqueologia nacional. “O que hoje é o nosso solo, não era antigamente e pode não ser mais amanhã, então, a arqueologia pode estar em qualquer lugar, é preciso pesquisar a fundo”, explicou.

O vereador e engenheiro Eliomar Coelho deu ênfase ao direito ao subsolo e ao espaço aéreo. Lembrando que o acesso a essas áreas está na lei, inclusive no estatuto das cidades. Eliomar abordou as dificuldades e os problemas que envolvem a expansão do metrô do Rio, alertando para o veto dos especialistas ao projeto atual. “Uma nova licitação teria de ser feita para que o metrô fosse expandido com qualidade”, protestou Eliomar. O vereador falou também sobre as grandes falhas do Plano Diretor da Cidade do Rio no que diz respeito ao uso do subsolo.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo