Saltar para o conteúdo
evento 07/05/2018 17:30/18:00hs

Exibição de bandeira do Brasil Imperial

Na próxima segunda-feira, dia 07 de maio, o Clube de Engenharia abre a exibição de um de seus patrimônios materiais mais valiosos: a bandeira do Brasil Imperial, que pelas mãos de Dom Pedro II ornamentou a locomotiva “Baroneza”, trem inaugural da primeira linha férrea brasileira.

A Estrada de Ferro de Mauá foi obra do industrial e banqueiro Barão de Mauá, e foi inaugurada em 30 de abril de 1854. A bandeira que esteve na locomotiva há 164 anos foi doada ao Clube de Engenharia pelo Comendador José Correia de Aguiar, um dos responsáveis pela linha férrea e o último engenheiro vivo da equipe de Mauá. A peça passou dois anos em restauração, foi novamente emoldurada e passará a compor a decoração da Sala dos Conselheiros, no 20º andar do Clube de Engenharia.

Saiba mais sobre a história da bandeira aqui.

O evento é promovido pela Diretoria de Atividades Culturais e contará com a participação de Isabel Cristina Junqueira de Andrea, presidenta da Associação de Engenheiros Ferroviários (AENFER), e Lilian Ramos, tetraneta de Barão de Mauá. Ramos lançou, em 2017, no Clube de Engenharia, o livro "Mauá, muito além da família".

Promoção:
Diretoria de Atividades Culturais

Serviço:
Dia 07/05, segunda-feira, às 17h30
Sala dos Conselheiros - 20º andar do Clube de Engenharia
Av. Rio Branco, 124 - Metrô Estação Carioca