Dos menos de 30 mil km da malha ferroviária brasileira, cerca de 10 mil foram construídos ainda durante o período do Império. Após as privatizações no setor, os investimentos tornaram-se ainda menos. No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, ela encolheu cerca de 50%. Mesmo com uma rede ferroviária insuficiente, a Resolução 4.131/2013 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autoriza a desativação e devolução ao Poder Público de trechos ferroviários explorados pela concessionária Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A empresa devolverá 742 km de trechos considerados “antieconômicos” e mais 3.247 km de trechos ditos economicamente viáveis. Os trechos serão substituídos por novos traçados, baseados no que foi planejado pelo Programa Investimentos em Logística (PIL), do Governo Federal. Diante deste quadro, a Divisão Técnica de Transporte e Logística (DTRL) do Clube de Engenharia realizou o debate “Ferrovias – Patrimônio público em risco – Resolução 4131/2013 ANTT”, com a presença de especialistas e representantes do poder executivo. >> Leia a matéria completa.

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