Informe 10/05/2017 Palácio Monroe: documentário traz de volta a luta do Clube de Engenharia contra a

Palácio Monroe: documentário traz de volta a luta
 do Clube de Engenharia contra a demolição

Será lançado amanhã (11) nos cinemas comerciais o documentário "Crônica da Demolição", de Eduardo Ades, a respeito do Palácio Monroe, antiga sede do Senado Federal no Rio de Janeiro. O Clube de Engenharia, que em 1975 lançou um manifesto contra a demolição do Monroe, recebeu uma sessão especial do filme, gratuita, em 08 de maio. Após a exibição, os espectadores puderam contar com um debate com Eduardo Ades e o historiador Daniel Levy de Alvarenga, que estuda a atuação do Clube na resistência à demolição do palácio.

Como mostra o documentário, o fim do Monroe deve ser visto em seu contexto: anos 70, modernização das cidades, crescente número de automóveis no Rio de Janeiro, grande especulação imobiliária. Mas, como se falou no debate, também contou com forças políticas: o regime militar firmou parceria com a grande mídia para incutir a opinião pública de que o prédio deveria deixar de existir, e um dos principais dirigentes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) pressionou pelo não tombamento e posterior demolição do prédio.

Para saber mais, conferir o trailer e a programação do filme nos cinemas, leia matéria completa no Portal do Clube de Engenharia.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo