Internet livre, plural e universal

O Clube de Engenharia participou do VI Fórum da Internet no Brasil, em Porto Alegre, nos dias 11 e 12 de julho, representado pelo diretor de Atividades Técnicas, Marcio Patusco. O evento promovido pelo Comitê Gestor da Internet – CGI reuniu representantes dos setores governamentais, empresariais, acadêmicos, técnicos e das organizações da sociedade civil em um amplo debate sobre a internet no Brasil e no mundo. A ideia é buscar soluções consensuais para a consolidação e expansão de uma internet diversa, universal, inovadora, que expresse os princípios da liberdade, dos direitos humanos e da privacidade.

Patusco, que também é presidente do Conselho Consultivo da Anatel, representou o Clube de Engenharia e a Câmara de Universalização e Inclusão Digital do CGI na mesa de abertura da Trilha Temática 1: Universalização e Inclusão Digital, que discutiu, entre outros temas, o modelo de prestação de serviços de telecomunicações no Brasil, políticas de universalização e contratos de concessão.

Em sua exposição, Patusco falou sobre a “separação vertical e regulação em camadas”, medidas e ferramentas que podem representar melhorias para usuários. “A separação vertical é uma forma de estabelecer protocolos de comunicação que facilitem a transmissão e interpretação de conteúdos entre sistemas distantes. Para os usuários, significa maior facilidade de interconexão, menores custos e maior rapidez de implantação”, explicou.

Já a regulação por camadas de protocolos separados verticalmente - atribuir responsabilidades e obrigações aos prestadores de serviços de comunicações em cada uma das camadas estabelecidas pela separação vertical – foi defendida por propiciar a atribuição de diferentes obrigações aos prestadores de serviço no fornecimento de recursos de rede diferentemente para os mercados de atacado e varejo. “Isto significa maior disponibilidade de recursos pelos diversos prestadores de serviço, possibilidade de o agente regulador estabelecer regras mais eficazes de universalização de acessos, de dar maior competitividade aos mercados, e de poder melhor controlar os abusos por detentores de poder de mercado significativo. Tudo isso na intenção de manter um mercado competitivo  e diversificado, para que os usuários possam dele usufruir a menores custos e maiores opções de escolha”, defendeu Patusco.

Clique aqui para ler mais sobre o evento no Portal do Clube de Engenharia.

 

Ex-presidente da Petrobras
fala sobre o Pré-sal e a geopolítica

No dia 20 de julho o Clube de Engenharia promoverá a palestra “Pré-sal, geopolítica mundial e crise brasileira”, com José Sérgio Gabrielli de Azevedo, ex-presidente da Petrobras e professor aposentado da Universidade Federal da Bahia. O evento é organizado pela diretoria de Atividades Técnicas (DAT) e divisão técnica especializada de Energia (DEN).

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo