Informe 15/08/2017 O sucesso do I Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia

O sucesso do I Encontro Fluminense
 de Estudantes de Engenharia

Nos dias 11 e 12 de agosto 220 jovens universitários participaram do I Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia. Concebido e organizado durante quatro meses por estudantes de instituições de ensino, públicas e privadas, com o apoio do Clube de Engenharia, através da Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia (SAE), o resultado, entre palestras, oficinas e uma feira de estágios foi além das expectativas. Em debate, um Brasil em crise, universidades em processo de desmonte, ensino precário, o temor de um futuro profissional sem perspectivas de emprego e a firme disposição de mudar o rumo da história.

A abertura do evento, em 11 de agosto, sexta-feira, foi feita pelo presidente do Clube, Pedro Celestino, que mesmo abordando o quadro dramático da política do país e do desmonte da engenharia nacional, estimulou os estudantes a persistirem na área, tão fundamental para um Brasil que ainda está em construção. "Nosso país é um país que resiste. (...) O Brasil cresceu e precisa de mão de obra qualificada e das competências que os cursos que vocês estão cursando lhes dão", afirmou.

Em seguida, o ex-presidente do Clube e atual presidente da Academia Nacional de Engenharia (ANE), Francis Bogossian, falou sobre  "Emprego, Estágio e Desenvolvimento", quando relembrou sua vida profissional, especialização no exterior, atuação em empresa de geotecnia e fundação do seu próprio empreendimento na área. Francis destacou a importância do Clube de Engenharia em sua trajetória, ao participar das atividades da Divisão Técnica de Geotecnia (DTG) e estimulou os estudantes a frequentarem entidades de classe. No debate que se seguiu, os questionamentos abordaram desde intercâmbios, poucas perspectivas em relação ao mercado de trabalho, até como se destacar na profissão. Compuseram a mesa de debate, além de Francis Bogossian e Pedro Celestino, o conselheiro Stelberto Soares e Luiz Fernando Taranto, respectivamente coordenador e secretário executivo da SAE. 

Confira a cobertura completa no Portal do Clube de Engenharia.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo