Informe 20/04/2016 A água como direito, com Leo Heller

A água como direito, com Leo Heller

Na próxima quarta-feira, dia 27 de abril, o Clube de Engenharia receberá Leo Heller, relator das Nações Unidas para o Direito Humano à Água e ao Esgotamento Sanitário, em debate sobre um dos temas mais relevantes para a humanidade hoje: sua relação com a água, bem finito e fundamental para a vida humana e o direito universal de acesso a ela.

Heller, uma das maiores autoridades no mundo no assunto, defende que a falta de políticas públicas contínuas e efetivas, que garantam serviços adequados, regulação independente e de qualidade, planejamento estratégico e controle social é responsável pelo cenário desigual e injusto que marca todo o planeta, principalmente em países em desenvolvimento.

O Brasil, embora tenha avançado nas últimas décadas, ainda apresenta indicadores insuficientes e não atinge as expectativas internacionais. Em palestra que deverá passar por temas como as questões éticas envolvidas na falta de combate às perdas de água e ao desperdício e a importância de se priorizar o consumo humano em detrimento dos usos industriais e agrícolas, Heller defende aquilo que considera seu objetivo primário: “contribuir para que sejam criadas condições para o acesso à água e ao esgotamento sanitário para todos, colocando as populações em situações mais vulneráveis à frente das prioridades”.

O evento acontecerá no auditório do 25º andar do edifício sede Edison Passos e será transmitido ao vivo pela WebTV do Clube. A entrada é gratuita.

Investimentos para projetos de infraestrutura

O Clube de Engenharia e a Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE), em conjunto com outras instituições do setor, tiveram atuação decisiva no que pode ser considerada uma das melhores notícias das últimas semanas para a engenharia nacional: o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) dá andamento na concretização de uma nova linha de apoio à estruturação de projetos, tanto de parcerias público-privadas (PPPs) quanto de concessões no setor de infraestrutura.

O orçamento inicial de R$ 200 milhões se destina às empresas de consultoria especializadas em infraestrutura e apoiará o desenvolvimento de estudos técnicos destinados à preparação de projetos de concessão ou de PPPs da União, estados e municípios, a serem licitados posteriormente.

O valor máximo de apoio por projeto é de R$ 15 milhões, com destaque para as áreas de recursos humanos (pesquisadores, especialistas e consultores); aquisição de softwares, bancos de dados e contratação de serviços ou equipamentos especializados. “O objetivo é viabilizar investimentos e aumentar a qualidade e eficiência dos serviços públicos,” declarou o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo