Informe - 26/11/2015 - Ricardo Oliveira: Segurança de Barragens

Ricardo Oliveira aborda segurança de barragens sob aspectos sociais, econômicos e ambientais

 

Considerado um dos maiores especialistas internacionais em segurança de barragens, Ricardo Oliveira, presidente do Conselho Científico do Grupo Coba e Professor Titular aposentado da Universidade Nova de Lisboa, reuniu no Clube de Engenharia algumas gerações de diferentes formações, na palestra A importância social, econômica e ambiental da segurança de barragens. A oportunidade  do encontro em plena comoção da tragédia de Mariana levou o professor a resgatar, em histórias de desastres no Brasil e no mundo, exemplos que ilustraram análises e orientações técnicas aos profissionais da área.

Oliveira reforçou a importância da prevenção, muito mais barata que as consequências de um rompimento. Procedimentos de revisão de projeto, vistorias e inspeções foram apontados como fundamentais para manter padrões de segurança. “Revisão do projeto é instrumento potente e fundamental. É prática adequada e corrente em países desenvolvidos", afirmou.

A palestra a aconteceu ontem, dia 25, às 18 horas, no 20° andar, promovido pela Diretoria de Atividades Técnicas - DAT / Divisão Técnica de Geotecnia – DTG, com opoio da Consultores para Obras, Barragens e Planejamento Ltda (Coba), Comitê Brasileiro de Barragens e os núcleos regionais do Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS-nrRJ) e Associação Brasileira de Geologia de Engenharia Ambiental (ABGE-nrRJ).

Leia a cobertura no Portal do Clube de Engenharia clicando aqui.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo