Inspeção de Estruturas de Concreto Armado em Edificações. Ciclo de Conferências de Inverno.

Em palestra apresentada dia 03 de setembro, durante o Ciclo de Conferências de Inverno, promovida pela Divisão de Atividades Técnicas (DAT), o engenheiro civil especializado em Estruturas, Manoel Lapa Silva, apresentou um panorama do setor no Estado e no país registrando a legislação atualizada recentemente através da norma 15.575 da ABNT e de lei estadual no Rio de Janeiro em vigor desde 2014. Conselheiro vitalício do Clube de Engenharia, Lapa registrou que com as novas regras, não se pode fazer reforma ou obras sem a supervisão de um engenheiro a partir do sexto pavimento. "Já tivemos casos de desabamento de prédio onde morreram dezenas de pessoas em consequência de obras realizadas no nono andar como se fosse no terceiro andar, afetando as estruturas". Segundo Lapa, a partir de acidentes como o que descreveu em sua palestra, houve uma sensibilização da população e das autoridades para o tema. Síndicos e moradores passaram a cobrar mais informações que garantam a segurança nos processos de vistoria.

A lei estadual, que orienta as edificações, só foi regulamentada na capital e em Nitéroi. Nesta última, "não é muito cobrada, mas no Rio de Janeiro, sim. São vistorias periódicas nas áreas formais da cidade, com foco na conservação, estabilidade e segurança das edificações. Pelo código de obras, não era necessariamente obrigatório fazer uma obra com um profissional acompanhando. Agora, e após o debate que o Clube de Engenharia participou ativamente com a sociedade, e que originou a nova lei, em vigor desde 2014, uma série de regras precisam ser cobradas pelo síndico e moradores, com um profissional de engenharia acompanhando".

Manoel Lapa Silva destaca que atualmente, na construção civil, o foco é no usuário, que tem seus direitos e deveres no que diz respeito à manutenção das edificações com objetivo de prolongar ao máximo sua vida útil, bem como de acompanhar e cobrar os procedimentos de segurança que protegem todos os moradores. "Durabilidade está muito relacionada com a manutenção. Com a norma, o usuário pode verificar os requisitos que ele considera importantes. Confirmar se são aplicados na edificação". Lapa dedicou sua palestra ao engenheiro Francis Bogossian, presidente do Clube de Engenharia do Brasil, em homenagem ao trabalho realizado na instituição e nas gestões bem sucedida em seus dois mandatos à frente do Clube de Engenharia.

Acesse aqui e assista ao evento na íntegra.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo