Lançamento do livro “Gerenciamento de projetos com PDCA”

O Clube de Engenharia vai sediar, no dia 11 de dezembro, segunda-feira, o lançamento do livro Gerenciamento de projetos com PDCA, dos autores Guilherme Calôba e Mario Klaes. A partir das 17h no 22º andar do Clube, o engenheiro de produção Guilherme Calôba fará uma palestra sobre o tema, apresentando o livro e tirando dúvidas.

A obra "Gerenciamento de projetos com PDCA - Conceitos e técnicas para planejamento, monitoramento e avaliação do desempenho de projetos e portfólios" tem o objetivo de sugerir métodos de concepção, gestão e execução de projetos de todo tipo, para empresas ou instituições em geral. Com experiência em escritórios de projetos, os autores notaram a grande variedade no modelo de planejamento, e tentam, através da obra, dar uniformidade e padronizar. O conceito trabalhado, PDCA, significa "Plan, Do, Check and Act" (planejar, executar, verificar ou monitorar e agir). Trata-se de um método interativo de gestão de quatro passos, de autoria do engenheiro americano W. Edwards Deming, lançado na primeira metade do século XX. No livro, o PDCA é adaptado à gestão de projetos, focando na construção de melhores ferramentas para planejamento e acompanhamento dos mesmos.

Na obra, da editora Alta Books, os capítulos dividem-se em indicadores e conceitos iniciais do PDCA; Indicadores de Planejamento; Indicadores de Monitoramento e Controle; Indicadores de Desempenho; e PDCA na Prática.

Sobre os autores:
Guilherme Calôba
Engenheiro de produção formado pela UFRJ, M.Sc. e D. Sc. pela COPPE/UFRJ. É PMP (Project Manager Professional) desde 2008 e atua em Gerenciamento de Projetos, Análise de Riscos e de Investimentos há mais de 15 anos, também lecionando e publicando artigos e livros sobre estes temas. Desde 2007 é engenheiro da Petrobras.

Mario Klaes
Analista de sistemas, formado pela PUC-Rio, com MBA em Gerenciamento Estratégico da Informação pela POLI-UFRJ é certificado PRINCE2 (Projects in a Controlled Environment) e Scrum Master. Atua como gerente de projetos e PMO (Project Management Office) há mais de dez anos, tendo passado por empresas como Accenture, Vale, EDS e Petrobras.

Promoção:
Diretoria de Atividades Culturais

Serviços:
Dia 11/12, segunda-feira, às 17h
22º andar do Clube de Engenharia
Av. Rio Branco, 124 - Metrô Estação Carioca

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo