Pesquisa pretende reunir dados sobre transportes e megaeventos

Parceria entre o Observatório das Metrópoles da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Laboratoire d’Economie des Transports (LET) da Universidade de Lyon 2 está realizando consulta pública que irá fornecer amplo material para embasar os debates trazidos pelo Fórum Permanente de Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro. A iniciativa é da Divisão Técnica de Transportes e Logística do Clube de Engenharia, da Federação das Associações de Moradores do Rio de Janeiro (FAM-Rio) e de dezenas de entidades parceiras. O tema da pesquisa é "Impactos da Copa do Mundo e das Olimpíadas sobre o transporte e a mobilidade no Rio de Janeiro" e, devido à grande visibilidade e consequências econômicas, financeiras, urbanas e socioambientais trazidos pelos megaeventos, o questionário tornou-se parte do projeto de cooperação entre as universidades.

Inspirada no método DELPHI – que se baseia no princípio de que estimativas de um grupo estruturado de especialistas pode ser mais preciso do que as derivadas de indivíduos isolados – o questionário tem o objetivo de recolher, através de análise, as respostas de entrevistados sobre o tema. Através dos dados coletados, pretende-se refletir sobre os desafios dos grandes eventos para a cidade através da diretriz do transporte em dois momentos: o período que vai de agora até os megaeventos e em longo prazo (até 2025).

A pesquisa aborda o tema sob diversos olhares, coletivizando e ampliando a visão sobre os transportes na cidade que sediará eventos de tamanho impacto. O público-alvo é bastante heterogêneo: estudiosos da área, ONGs, atores políticos, governamentais e econômicos. Muito mais do que conhecimentos detalhados sobre os projetos de transportes, a pesquisa tem como foco a opinião do entrevistado, que terá seus dados preservados e o anonimato garantido.

Cada pergunta apresenta quatro alternativas e, para responder, o entrevistado deve assinalar com um “x” a resposta que representar melhor sua opinião. Faça o download do questionário AQUI e as respostas deverão ser encaminhadas para o pesquisador Jean Legroux [email protected]

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo