“Luiz Bevilacqua tem a capacidade de pensar o amanhã. A universidade tem que olhar para o futuro”, afirmou o presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino, ao abrir a palestra Universidade em Tempo de Choque Cultural, apresentada pelo professor Luiz Bevilacqua no dia 22 de março. Bevilacqua é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Nacional de Engenharia, da Third World Academy of Sciences (TWAS) e da European Academy of Sciences e professor emérito da Coppe/UFRJ.

Choque cultural
O especialista chamou de choque cultural os novos parâmetros de mudança no modelo clássico de universidade e os conflitos gerados entre o conservadorismo na academia e correntes progressistas que apontam para novas estruturas, funcionamentos e objetivos da universidade contemporânea. Bevilacqua elencou fatores, como o aumento constante da capacidade de computação e de observação da realidade, do telescópio ao microscópio, que fizeram o mundo seguir mudando constantemente.
“Vivemos uma nova era e a universidade do século 20 não serve mais. É uma era de choque cultural, pois o conhecimento avança muito rapidamente. O engenheiro que se forma hoje não sabe mais quanto tempo vai valer o que ele aprendeu. Quando me formei, o conhecimento valia por sete, dez anos. Se eu for ao museu de tecnologia vou ver equipamentos que eu usei, ou seja, eu estou no museu também. É isso que chamo de choque cultural”. A Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André e São Bernardo do Campo/SP, foi apresentada como exemplo de universidade brasileira que quebra paradigmas. Confirmam o sucesso, os resultados positivos em rankings internacionais de pesquisa e desenvolvimento, apesar da pouca idade da instituição, criada em 2005. O evento foi promovido pela Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) e pela Divisão Técnica de Ciência e Tecnologia (DCTEC).

Confira a palestra na íntegra:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo