Universitários organizam o primeiro Encontro de Estudantes de Engenharia


A articulação de estudantes de onze diferentes universidades do Rio de Janeiro, privadas e públicas, está prestes a gerar o primeiro Encontro de Estudantes de Engenharia, nos dias 11 e 12 de agosto, no Clube de Engenharia. A atividade organizada no âmbito da Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia (SAE) começa a ganhar corpo desde a reunião do grupo em 19 de maio. O objetivo, além de fazer a integração dos discentes, é debater o papel do profissional de engenharia na sociedade.

O Encontro de Estudantes de Engenharia terá sete principais eixos: formação do engenheiro; engenharia do ambiente; questão energética; gênero e engenharia; engenharia química; urbanismo e planejamento; e exercício profissional. Com os grupos de discussão, um dos objetivos é que ao final do evento seja produzido um documento de síntese dos debates, com propostas para a melhor execução da engenharia no país, e este servirá de base para as próximas edições do evento. O primeiro Encontro de Estudantes de Engenharia é um “projeto piloto” de algo que pode se tornar muito maior, na visão dos organizadores. Paralelamente aos debates acontecerão minicursos técnicos de Excel, AutoCAD, MATLAB e FTool. A ideia é que as atividades sirvam de uma apresentação das tecnologias, sem o compromisso de formar profissionais.

Os interesses dos futuros engenheiros das faculdades do estado serão reunidos em dois dias de palestras, minicursos e grupos de discussão, totalmente gratuitos, tendo como tema geral “Estágio, Emprego e Desenvolvimento”. Em paralelo, estará acontecendo uma feira de estágios. A ideia é que, dentro da programação, seja possível debater aspectos técnicos da atuação do profissional junto a uma visão política da função social dos profissionais na sociedade. "O evento precisa ser um espaço para discutirmos o que é engenharia no Brasil hoje, com um viés politizado e responsável. Precisamos pensar qual o papel do engenheiro na sociedade", afirmou Christian Brito, estudante de Engenharia Química da UFRJ.

Para Tatiana Ferreira, estudante de Engenharia Civil da Suesc, a integração entre os estudantes de diferentes instituições é um dos objetivos do evento: "O intuito é trazer a questão da vivência, que é diferente dentro da particularidade de cada instituição. Mas, em comum, todos nos tornaremos profissionais da engenharia e vamos conviver no mercado enquanto profissionais".

Estavam presentes à reunião nove estudantes da Universidade Celso Lisboa (UCL), Sociedade Unificada de Ensino Superior e Cultura (Suesc), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), CEFET-RJ e Universidade Federal Fluminense (UFF). Também participam da organização as universidades particulares Veiga de Almeida (UVA), Anhanguera campus Niterói, Estácio de Sá campus Petrópolis e Estácio de Sá campus Norte Shopping, além da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do CEFET Nova Friburgo. Também participaram o secretário executivo da SAE, Luiz Fernando Taranto, responsável pela organização dos encontros e preparação do evento, e Milton Flores, engenheiro e acadêmico da Escola Politécnica da UFRJ.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo