Visconde de Mauá: livro resgata legado de pioneiro da industrialização brasileira

O livro “Mauá, muito além da família”, produção da editora Léo Christiano Editorial.

O Clube de Engenharia viveu, em 14 de junho, memorável tarde com o lançamento do livro “Mauá, muito além da família”, de autoria da professora Lilian Paes de Carvalho Ramos, tetraneta do Visconde de Mauá (1813-1889). O comerciante, armador, industrial e banqueiro brasileiro Irineu Evangelista de Sousa entrou para a história de seu país por incentivar a industrialização na época do Império (1822-1889) e idealizar importantes obras, como a primeira fundição de ferro e estaleiro do país, a primeira ferrovia brasileira e a instalação de um cabo submarino telegráfico entre a América do Sul e a Europa. O livro é um resgate de sua trajetória, identificando mais de 30 megaempreendimentos nos cinco continentes do planeta, além de documentos, fotos e manuscritos guardados pela família.

“As obras que ele construiu no Brasil contribuíram para a criação de uma nova mentalidade, mais sintonizada com a Revolução Industrial, com a industrialização do mundo, que levaram às mudanças do padrão brasileiro anterior, de apenas exportador de matérias-primas, para um novo padrão, de potência que manufatura os próprios bens em vez de importá-los de outros países do primeiro mundo”, comemorou Cesar Drucker, Diretor Cultural do Clube de Engenharia e idealizador do evento.

Lilian Paes de Carvalho Ramos, tetraneta do Visconde de Mauá, resgata sua brilhante trajetória com documentos, fotos e manuscritos guardados pela família.

O material que deu origem ao livro ficou guardado por cerca de 50 anos por Maria Carlota, avó de Lilian Ramos, até ser entregue à neta. A ideia de escrever o livro, no entanto, só tomou forma quando a professora viu que alguns documentos estavam se deteriorando. Entre eles, um manuscrito, de 1938, contendo a primeira biografia do visconde. “Entendi que era necessário fazer alguma coisa, porque senão todo aquele material se perderia para sempre”, disse Lilian. Com ajuda de parentes e amigos, entre eles Eduardo André Chaves, também tetraneto e colecionador de documentos sobre o industrial, o projeto foi tomando forma.

Eduardo lembrou que obras realizadas por Mauá podem ser encontradas em diferentes países, como Portugal, Japão e Inglaterra. Em 2013, na ocasião do bicentenário do industrial, o Imperador do Japão e a Rainha da Inglaterra enviaram mensagens de reconhecimento por seu trabalho. “Enquanto isso, no Brasil, o trabalho de Mauá é jogado ao relento”, lamenta Eduardo. “Agora o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) quer destombar a primeira estrada de ferro do Brasil, realização de Mauá”, criticou ele.

Da esq. para a direita, Cesar Drucker, Diretor Cultural do Clube de Engenharia, o presidente Pedro Celestino, e os tetranetos de Mauá, Eduardo André Chaves e a autora Lilian Paes de Carvalho Ramos.

“O Clube de Engenharia, a partir do mês de agosto, vai realizar uma exposição sobre o Visconde de Mauá com suas obras e a repercussão que elas tiveram”, anunciou Cesar Drucker. “Queremos dividir nossa preocupação com sua memória também com os habitantes da nossa cidade, e pela primeira vez teremos uma exposição aberta ao público, para que todos possam ver as realizações do Visconde de Mauá e as consequências sociais e econômicas que elas produziram na sociedade brasileira”.

“Mauá foi pioneiro na visão do Brasil para os brasileiros, de desenvolver o país.  Ele é nossa inspiração, por isso para o Clube de Engenharia é muito importante essa exposição”, disse Pedro Celestino, presidente do Clube de Engenharia. Ele reiterou o apoio do Clube na preservação da memória e do trabalho do Visconde de Mauá. “É bonito ver uma família grande se mantendo unida em torno do que ele criou. O Clube de Engenharia reitera seu compromisso de manter viva a memória desse grande brasileiro”, disse o engenheiro.

O evento foi promovido pela Diretoria de Atividades Culturais e Cívicas do Clube de Engenharia. O livro “Mauá, muito além da família” é uma produção da editora Léo Christiano Editorial.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo