SAE - Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia

http://portalclubedeengenharia.org.br/?p=31

A Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia (SAE), até o dia 31 de outubro, concentra esforços na realização do Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia (EFEEng). O encontro, que vem sendo executado há três anos pela SAE, este ano ocorrerá totalmente online, nos dias 17 e 31 de outubro, e tem como tema Qual o papel do Engenheiro no enfrentamento de uma crise?

As inscrições para o 4º EFEEng já estão abertas e será completamente gratuito. Quem quiser se inscrever deverá retirar ingresso no site da Sympla e através da inscrição será possível receber o link de acesso para a transmissão, tanto do dia 17 quanto do dia 31 de outubro. É preciso ter uma conta no aplicativo Zoom. Limitando o envio do link aos inscritos será possível emitir os certificados dos participantes.

EFEEng - programação

DIA 17/10

9h às 9h15 – Abertura Oficial do 4° EFEEng – Pedro Celestino (Presidente do Clube de Engenharia).

9h15 às 10h30 – Palestra: “Contexto histórico: O papel do Clube de Engenharia em outros momentos de crise” – Mesa com Engenheiros e ex-presidentes do Clube: Eng. Fernando Uchôa; Eng. Francis Bogossian; e Eng. Raymundo de Oliveira

10h30 às 10h45 - Intervalo

10h45 às 12h – Palestra: “A importância do Planejamento: O novo normal pelo olhar da Engenharia”. – Prof. Adauri Rodrigues Junior.

Engenheiro mecânico com mestrado em Materiais, é especialista em gerenciamento industrial e tem MBA em Gestão de Pessoas. Atua, hoje, na Universidade de Vassouras como professor de diversas disciplinas da Graduação em Engenharia de Produção; como Engenheiro de Desenvolvimento de Produto junto aos alunos de mestrado; e participante do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

12h às 14h - Intervalo

14h às 15h15 – Palestra: "Economia comportamental e a Covid-19". – Prof. Roberto Ivo Filho.

Experiente Pesquisador Acadêmico em Engenharia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com comprovado histórico de atuação na área financeira e de varejo. Especialista em Teoria da Decisão, Neuroeconomia, Macroeconomia, Inteligência Analítica (Analytics) e Análise Financeira. Forte educação profissional com Msc. em Economia pela Universidade de Oxford e PhD em Ciências com ênfase em Neurociências pela Universidade de São Paulo.

15h15 às 15h20 - Intervalo

15h20 às 16h35 – Palestra: “A importância da educação financeira para o seu bem-estar”. – Jennifer Montenegro

Engenheira, especialista em gestão e engenharia de custos e empreendedora, possui mais de 7 anos de experiência na área comercial e desde sempre teve muita facilidade com educação financeira. Atualmente é Educadora Financeira e sócia da Poupa Grana - Escola Digital de Educação Financeira, impactando semanalmente milhares de pessoas com conteúdos nas redes sociais.

16h35 às 16h40 - Intervalo

16h40 às 17h55Palestra: “Como não cair na obsolescência e recriar sua imagem profissional” – João Xaubet.

Engenheiro, profissional de Marketing e empreendedor, atua desde 2015 na produção de conteúdo e já treinou milhares de pessoas em todo o Brasil. Atualmente é Sócio e Head de Inovação da APSIS Consultoria e sócio da Poupa Grana , escola digital de educação financeira.

17h55 às 18h – Encerramento.

 

DIA 31/10

9h – Abertura do segundo dia do 4° EFEEng.

9h30 às 14h (com intervalos) – “A atuação das universidades no enfrentamento do COVID-19”
Denise Pires de Carvalho - reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Cláudia Morgado - diretora da Escola Politécnica da UFRJ
Mario Sergio Alves Carneiro - vice-reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Fabio Passos - vice-reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Coordenação da mesa: Pedro Celestino, presidente do Clube de Engenharia

15h30 - Roda de conversa
Apresentação de trabalhos voltados ao enfrentamento do COVID-19

17h – Encerramento

Atenção: a programação poderá sofrer alterações nos horários.

 

Esquenta EFEEng

Ao longo do mês de setembro foi possível ter uma amostra do evento, com o “Esquenta EFEEng”. Foram 11 palestras apresentadas, em sua maioria, no Instagram da SAE, distribuídas entre os dias 07 de setembro e 07 de outubro.

Os temas em debate, ainda disponíveis online, passaram pelas diversas áreas de interesse da Engenharia e dos jovens em formação e recém-formados. Há conteúdo, por exemplo, para quem se interessa mais por tecnologia e inovação: programa espacial brasileiro e startups. Para questões fundamentais contemporâneas, temas como emoções e sentimentos durante e pós-pandemia; a importância da equidade de gênero na Engenharia; e planejamento financeiro. E para repensar a formação: a universidade sob o julgamento da indústria e da sociedade. Todas as lives já realizadas ficaram gravadas no IGTV da SAE, no perfil @sae.clubedeengenharia.

Programação Esquenta EFEEng

07/09 (segunda-feira) - As perspectivas para a Engenharia brasileira - Pedro Celestino - às 19h

Pedro Celestino é engenheiro civil e presidente do Clube de Engenharia.

09/09 (quarta-feira) - Emoções e Sentimentos: Como controlá-los na pandemia e pós-pandemia? - Marcela Rangel - às 19h

Especialista em Transformação Comportamental, Inteligência Emocional e Psicologia Positiva. Coach de Alta Performance, palestrante, Analista Comportamental (SOAR), Psicoterapeuta Evolutiva. Autora dos programas: Liderança Positiva, Inteligência Positiva no Trabalho, Manhã + Positiva e Mapa da Carreira. Professora no IBMF e escritora.

13/09 (domingo) - Programa espacial brasileiro - Wallace Rosendo e Luiz Bevilacqua -  às 19h

Wallace Rosendo é graduando em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e atuou durante 3 anos no Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro (GFRJ), sendo presidente em 2018.

Luiz Bevilacqua é ex-presidente da Agência Espacial Brasileira e ex-secretário geral do Ministério de Ciência e Tecnologia, criador do programa de pós-graduação do Laboratório Nacional de Computação Científica, criador da área de avaliação multidisciplinar (de cursos de pós-graduação) da CAPES e membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

16/09 (quarta-feira) - Bate Papo SAE - Vanessa Alves - às 19h

Vanessa Alves é bióloga, graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), empreendedora digital e professora no Instituto da Construção. Participa da organização do EFEEng desde 2018.

20/09 (domingo) - Oportunidades dos profissionais de Engenharia na área de Avaliações e Perícias - Murilo Reis - às 19h

Murilo Reis é engenheiro civil, mestre em Saneamento Ambiental e Processos Construtivos, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental, além de Avaliações e Perícias. É coordenador de pós-graduação na área de Engenharia Civil da BSSP Centro Educacional, em Goiânia (GO). Também compõe a diretoria da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), é engenheiro concursado de banco público há 13 anos e presidente em exercício do Senge-MA. Publicou o livro "Precisa-se de engenheiro: como construir sua carreira em bases sólidas".

22/09 (terça-feira) - Amazônia está próxima do ponto de não retorno. A necessidade de uma nova bioeconomia de floresta em pé - Carlos Nobre - às 10h

Carlos Afonso Nobre é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e considerado um dos maiores especialistas no país na área de mudanças ambientais globais. Foi coordenador-geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE). Engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e Doutor em Meteorologia pelo MIT (Massachussets Institute of Technology), é conhecido internacionalmente por seus estudos que relacionam a ação antrópica na Amazônia às alterações climáticas globais. É presidente do International Geosphere-Biosphere Programme - IGBP (Programa Internacional da Geosfera-Biosfera) e membro do IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática. Também é membro da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS), na categoria Ciências da Terra, e da Academia Brasileira de Ciências.

23/09 (quarta-feira) - Engenharia, redes sociais e oportunidades de negócio - Gildeon Sena - às 19h

Gildeon Sena é engenheiro civil pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e tem MBA em Gerenciamento de Obras, Produtividade, Racionalização e Desempenho da Construção pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). É autor do livro "Patologia das Construções" e fundador da Momento Engenharia, onde atua na área de gestão, controle executivo de obras e engenharia diagnóstica. Compartilha conteúdos nas redes sociais através do perfil @momento_engenharia no Instagram e no site www.engenhariamomento.com.br

27/09 (domingo) - A importância da equidade de gênero na Engenharia - Gabrielle Silva (IEEE) - às 15h

Gabrielle Silva é graduanda de Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomuncações e atua como consultora técnica em operadora de telefonia. Está como atual presidente do Woman in Engineering, da seção Rio de Janeiro. Em 2019 recebeu menção honrosa na premiação do IEEE Larry K. Wilson por sua trajetória como voluntária e membra do IEE na UERJ e na Seção Rio de Janeiro.

30/09 (quarta-feira) - Planejamento financeiro e sua importância hoje para o futuro – Kamila Winck - às 19h

Kamila Winck é economista, com MBA em Finanças e Economia, e trabalha orientando o planejamento financeiro de pessoas físicas e jurídicas, inclusive na área de investimentos. Compartilha em suas redes sociais (@kamilawinck) o dia a dia e dicas de organização financeira e investimento.

04/10 (domingo) - Startup: fazer uma é só ter coragem e criatividade - Sérgio Rocha Lima - às 19h

Sérgio Rocha Lima é engenheiro de telecomunicações e analista de sistemas, com pós-graduações em Marketing e Gestão de Recursos Humanos, além de mestrado em Educação. Tem experiência de 30 anos em magistério, com atuações na UERJ, UNIABEU, SUESC e Estácio. Professor na graduação e em cursos de MBA. É consultor, mentor, palestrante e instrutor empresarial nas áreas de conhecimento de Inovação Tecnológica (startup), Empreendedorismo e Planejamento Estratégico. É socio e diretor da Rocha Lima Consultoria.

07/10 (quarta-feira) - A universidade sob o julgamento da indústria e da sociedade - André Luiz Alberton - às 19h

André Luis Alberton é engenheiro químico formado pela Universidade Estadual de Maringá, com mestrado e doutorado pelo PEQ/COPPE-UFRJ. Já atuou como professor adjunto da PUC-Rio e desde 2013 é professor na UERJ, fazendo parte do Programa de Pós Graduação em Engenharia Química desde 2016. Suas linhas de pesquisa envolvem simulação e otimização de sistemas de engenharia química, estimação de parâmetros e planejamento de experimentos. Possui 23 artigos publicados em periódicos internacionais e já foi orientador de 9 dissertações de mestrado e 4 teses de doutorado.

Histórico

O EFEEng foi criado pela Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia (SAE) do Clube de Engenharia em 2017, como um evento para reunir todos os estudantes fluminenses da área e debater temas primordiais. O evento, organizado por alunas e alunos de faculdades públicas e privadas reunidos na SAE, além do secretário-executivo Luiz Fernando Taranto e o coordenador da SAE José Stelberto Soares, já reuniu mais de 500 pessoas em palestras, mesas, rodas de conversa e minicursos. Em 2020, com as atividades presenciais do Clube de Engenharia suspensas, o evento teve que ser adaptado. Em vez de dois dias seguidos de atividades, como foi feito nos anos anteriores, desta vez será nos dias 17 e 31 de outubro, e completamente online.

A SAE

A Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia (SAE), criada em 2016, reúne estudantes de universidades públicas e particulares do estado do Rio de Janeiro.

A SAE tem por objetivo aproximar os(as) futuros(as) engenheiro(as) do Clube de Engenharia de forma a contribuir, na prática, em sua formação profissional e cidadã, por meio de atividades que incluem visitas técnicas e eventos organizados com a participação direta dos estudantes.

À obtenção de conhecimento além da sala de aula soma-se à oportunidade que os graduandos têm de se inserir nas Divisões Técnicas Especializadas (DTEs), onde podem compartilhar conhecimento com engenheiros de extenso currículo em diversas especialidades.

Enriquece ainda o projeto as portas que se abrem para experiências, histórias e informações de profissionais que trazem em suas trajetórias larga bagagem técnica e a visão de quem contribuiu para a formulação de políticas públicas e comemorou a execução de projetos que transformaram as cidades, o país, e a vida de seus habitantes.

Estrutura:

Coordenador: José Stelberto Porto Soares

Secretário-executivo: Luiz Fernando Taranto

Acompanhe pelas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/SAEClubedeengenharia/

Instagram: @sae.clubedeengenharia

Contato:

(21) 2178-9274

sae@clubedeengenharia.org.br

 

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Skip to content