SAE – Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia

http://portalclubedeengenharia.org.br/?p=31

Missão

A existência de uma Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia (SAE) no âmbito da estrutura organizacional do Clube de Engenharia implementa a ideia de construir uma Engenharia cada vez mais identificada com jovens engenheiros e engenheiras. Para que isso aconteça é fundamental a efetiva participação de estudantes e profissionais recém-formados, de modo que a discussão da Engenharia no País tenha um toque inovador, criativo e arrojado.

Estudantes da UFRJ em visita às usinas nucleares de Angra dos Reis, em julho de 2016. Foto: Luiz Fernando Taranto.

A missão da SAE é abrir espaços, técnicos e políticos, pelos quais esses jovens lutam e aproximá-los das discussões sobre a Engenharia nacional, integrando-os neste universo. É o reconhecimento de que eles têm muito a acrescentar ao Clube de Engenharia e ao país. O Clube de Engenharia e o Brasil precisam da efetiva participação dos jovens engenheiros e engenheiras na construção do que ainda está por vir.

A SAE

A Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia (SAE), criada em 2016, reúne estudantes de universidades públicas e particulares do estado do Rio de Janeiro.

A SAE tem por objetivo aproximar os(as) futuros(as) engenheiro(as) do Clube de Engenharia de forma a contribuir, na prática, em sua formação profissional e cidadã, por meio de atividades que incluem visitas técnicas e eventos organizados com a participação direta dos estudantes.

À obtenção de conhecimento além da sala de aula soma-se a oportunidade que os graduandos têm de se inserir nas Divisões Técnicas Especializadas (DTEs), onde podem compartilhar conhecimento com engenheiros de extenso currículo em diversas especialidades.

Enriquece ainda o projeto as portas que se abrem para experiências, histórias e informações de profissionais que trazem em suas trajetórias larga bagagem técnica e a visão de quem contribuiu para a formulação de políticas públicas e comemorou a execução de projetos que transformaram as cidades, o país, e a vida de seus habitantes.

História

Na gestão do presidente Francis Bogossian o contato institucional com estudantes se deu através do projeto “Café com o Presidente”, com o objetivo de aproximar as universidades do Clube de Engenharia. Com o presidente Pedro Celestino aconteceram os encontros com grupos de alunos das escolas de Engenharia da cidade e do estado, que originaram a criação da Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia (SAE).

A SAE já no primeiro ano de atividades resultou em maior interação entre instituição e graduandos, com a perspectiva, inclusive, de estimular, com novas lideranças, a renovação do quadro social do Clube de Engenharia.

Estrutura:

Coordenador: José Stelberto Porto Soares

Secretário-executivo: Luiz Fernando Taranto

Acompanhe pelas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/SAEClubedeengenharia/

Instagram: @sae.clubedeengenharia

Contato:

(21) 2178-9274

sae@clubedeengenharia.org.br

Grupos de foguete em workshop de propulsão, na Unidade Zona Oeste do Clube, em abril de 2017. Foto: Arquivo de João Canalle.

I Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia, agosto de 2017. Foto: Fernando Alvim.

I Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia, agosto de 2017. Foto: Fernando Alvim.

I Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia, agosto de 2017. Foto: Fernando Alvim.

Primeiro Torneio Universitário de Xadrez, em julho de 2016. Foto: Fernando Alvim.

 

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Skip to content