Palácio Gustavo Capanema, marco do modernismo, nasceu do encontro de grandes nomes da arquitetura brasileira, entre eles Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, e Roberto Burle Marx. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A arquitetura e o planejamento urbano são celebrados hoje em justa homenagem aos arquitetos e urbanistas que, no exercício profissional, lutam para construir a ponte que pode aproximar a cidade real da cidade ideal. Priorizando o bem estar social e a necessidade urgente de políticas públicas que possam garantir moradia digna, saneamento ambiental, transporte, educação e cidadania plena, atuam muito além da tecnologia. Na prática, protagonizam um movimento cultural reconhecido e compartilhado internacionalmente em prol da qualidade de vida das cidades brasileiras.

São profissionais que merecem ser parabenizados também pelas vitórias recentes, quando em janeiro de 2019, a Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura (Unesco) elegeu, em uma disputa que concorriam Paris, na França, e Melbourne, na Austrália, o Rio de Janeiro para sediar neste ano de 2020 o 27º Congresso Mundial de Arquitetos. Pela primeira vez o evento dará à cidade-sede o título de Capital Mundial da Arquitetura. O Congresso será realizado em julho de 2021 com a perspectiva de receber profissionais do mundo todo para discutir planejamento urbano, cultura, mobilidade, obras públicas e construção de cidades inclusivas.

Que o encontro internacional possibilite a conquista de novas vitórias na busca por soluções mais sustentáveis e na crescente valorização da profissão e de sua postura firme em defesa de um futuro urbano melhor para todos.

Clube de Engenharia
5/10/2020

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo