2010 é um daqueles anos em que escolhemos novo presidente, novos governadores, dois terços dos senadores e deputados. Nosso sistema de governo presidencialista, com forte concentração de poder nas mãos do presidente, e nossas tradições culturais, que colocam muita esperança na eleição presidencial para a redenção de todas mazelas, irão transformar este ano em um campo de batalha ideológica e mercadológica para venda de um futuro melhor. Ao povo soberano, bem ou mal informado, restará decidir o rumo.

Mas, o país deve crescer, tendo sempre simultânea distribuição de renda, não importando o grupo que alcance o poder e quem seja o novo mandatário. Com o desnível de renda existente e o grau de pobreza dos menos favorecidos, o país crescer e a renda ser distribuída é um imperativo ético. Portanto, os profissionais registrados nos Crea, aqui chamados simplesmente de engenheiros, devem lutar pelo Programa de Desenvolvimento Mínimo do país, a ser cumprido por qualquer um que seja eleito, não importando seu grupamento político.

Para isso, precisamos ter este programa mínimo definido e justificado, convencer outras forças da sociedade para caminharmos juntos, modificar o programa, se as outras forças nos mostrarem aprimoramentos possíveis, entregá-lo a todos presidenciáveis, buscando comprometê-los com o mesmo e, por fim, mas não menos importante, cobrar do eleito, periodicamente, a realização dos compromissos assumidos, se não estiverem sendo implantados.

Para concretizar este sonho, a Diretoria do Clube quer auscultar os sócios, as empresas e os professores, para chegar à primeira versão do Programa de Desenvolvimento Mínimo. Depois, quer ouvir as entidades afins da Engenharia, as empresariais e as dos trabalhadores, que desejarem participar. Iremos receber sugestões de aprimoramento para a elaboração da versão final a ser levada ao nosso Conselho Diretor para análise.

Por fim, serão classificados como os “presidenciáveis dos engenheiros”, os candidatos a presidente da República que assumirem compromisso público de atender nosso Programa Mínimo de Desenvolvimento, se porventura forem eleitos. Este será nosso vestibular para eles.

A Diretoria

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo