Frente Pró-Rio debate situação de Hospitais do Rio

A Frente Pró-Rio, fórum que reúne quarenta entidades e também deputados federais, estaduais e vereadores da capital, se reuniu no dia nove de agosto, desta vez na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Na pauta, carta sobre os royalties do petróleo entregue ao presidente do Senado, José Sarney, carta compromisso encaminhada aos presidentes de partidos políticos, com sugestões de obras e políticas públicas a serem apoiadas pelos parlamentares eleitos, e a atual situação do Hospital do Fundão.

Durante a reunião também foi apresentada uma proposta de revitalização do Hospital da Iaserj, possível foco de ajuda da Frente Pró-Rio. De acordo com um relatório enviado pela entidade, desde 1982 o hospital foi gradativamente desmobilizado, até que em 2000 sua fonte de custeio foi totalmente retirada. Hoje, resistindo ao permanente esvaziamento de suas atividades, ainda opera com um volume de atendimento laboratorial mensal de 5.000 procedimentos.

– O objetivo é reestruturar o Iaserj. Todos os dados estatísticos apontam a cidade do Rio de Janeiro como responsável por 60% do atendimento à população do estado. Por isso, é preciso que os serviços de saúde acompanhem a necessidade dessas pessoas, o que não vem acontecendo nos últimos trinta anos – explicou Francis, que garantiu que o assunto será discutido em outros encontros e levado às autoridades.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo