O presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian, aguarda audiência com o prefeito Eduardo Paes para encaminhar o projeto da construção de um monumento em homenagem aos engenheiros André Rebouças – sócio fundador do Clube – e seu irmão Antônio Rebouças.

Segundo Francis, a iniciativa de cultuar a memória dos engenheiros tem como finalidade despertar a nacionalidade, valorizar o potencial do país e resgatar parte do débito que o Brasil constituiu ao longo de sua história para com a comunidade afrodescendente. 

A Praça XV, cenário histórico de grandes comemorações e lutas da nação, foi sugerida como a melhor localidade para a construção do monumento. A inauguração constaria da programação oficial das comemorações dos 130 anos de vida que o Clube de Engenharia comemora, com rica agenda de eventos, dutante todo o ano de 2011. 

Os irmãos Rebouças
A cidade e o país precisam conhecer seus verdadeiros herois. Conhecidos popularmente por darem nome aos túneis que ligam a zona norte e a zona sul da cidade desde 1967, os irmãos Rebouças se destacaram, na engenharia nacional, pela concepção e realização do aproveitamento hídrico dos mananciais São Pedro e Xerém para o abastecimento do Rio de Janeiro, então capital do II Império. 

Fundador e primeiro bibliotecário do Clube de Engenharia, André Rebouças foi o primeiro Professor Catedrático da cadeira de Resistência dos Materiais da Faculdade de Engenharia da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). De patente ascendência africana, foi herói da Guerra do Paraguai e uma das vozes mais importantes em prol da abolição da escravatura. Antonio Rebouças, engenheiro ferroviário, projetou e construiu a Estrada de Ferro Curitiba – Paranaguá.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo