Clube acompanha crescimento no setor da construção

O Clube de Engenharia marcou presença no lançamento da pesquisa “Peças e Serviços para Equipamentos de Construção – Mercado brasileiro 2010 – 2016”, no dia 06 de julho, no Hotel Windsor, no Rio de Janeiro. 

Realizada pela Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos de Manutenção (Sobratema), entidade voltada ao desenvolvimento tecnológico e à difusão do conhecimento e informações no mercado brasileiro, a pesquisa assinada por Brian Nichoson, consultor da Sobratema, apresenta um panorama domercado aquecido pelas obras do PAC II, Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016. 

Segundo a pesquisa, a frota nacional de equipamentos de construção e caminhões pesados usados nessa área pode dobrar até 2016, duplicando a demanda para peças de reposição e desgaste, serviços de manutenção e rental para ossetores da construção/mineração, com uma estimativa de mercado de cerca de R$ 6bilhões por ano. Só em 2010, a comercialização interna de equipamentos para aconstrução teve um crescimento de 70,5% se comparado a 2009. Para 2011, aprojeção é de alta de 10,3%, com cerca de 77.820 equipamentos vendidos. 

As informações do estudo da Sobratema foram obtidas junto aos fabricantes, importadores, empresas usuárias, associações e entidades do setor. Desde a primeira edição, a compilação conta com as consultorias econômicas da Minimax Editora Especializada, do jornalista britânico Brian Nicholson, e da Insight Consultoria Econômica, do Professor Rubens Sawaya, da PUC -SP.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo