80 anos do Cristo Redentor Clube a serviço da memória nacional

O acervo da centenária biblioteca do Clube participou das comemorações da cidade do Rio de Janeiro e todo o país no mês de outubro. O aniversário de oitenta anos da construção da estátua do Cristo Redentor, no topo do Corcovado mobilizou equipes de toda a mídia impressa e digital na busca por informações e imagens de oito décadas atrás. Guardião da memória do Rio e do Brasil, o Clube de Engenharia rapidamente virou referência nesse processo. Na foto, o autor do projeto e sócio do Clube de Engenharia, Heitor da Silva Costa.

O engenheiro e arquiteto Heitor da Silva Costa, que venceu o concurso de melhor projeto para o Cristo Redentor, em 1921, era sócio do Clube de Engenharia desde junho de 1903, e doou material encadernado com registros de todo o seu trabalho de 1921 a 1931, quando o monumento foi inaugurado para, desde então, dominar a paisagem da cidade com seus 38 metros sobre o Morro do Corcovado, de 710 metros de altura.

O especial da Revista Veja trouxe trechos de depoimentos de Silva Costa publicados pela Revista do Clube de Engenharia nº 344, de 1965, onde ele falava da dificuldade e do gigantismo do projeto: "As plantas para alinhar o perfil externo do acabamento aos moldes internos do concreto foram feitas em uma extensão de 16 quilômetros, se as respectivas folhas fossem alinhadas uma depois da outra".O jornal O Globo trouxe imagens e detalhes dos projetos perdedores cedidos pelo Clube de Engenharia.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo