50 anos de lutas pelo monopólio da riqueza nacional

Na tarde do dia 24 de outubro, em um auditório lotado, autoridades e representantes de diversas entidades de todo o país prestigiaram a Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET) na comemoração de seus 50 anos de lutas pela defesa do monopólio estatal do petróleo e pela valorização do corpo técnico da Petrobras. Além de comemorar a data, a solenidade também marcou o lançamento do Manifesto pelo fim dos leilões de Petróleo, assinado pela AEPET e pelo Clube de Engenharia.

O presidente da AEPET e vice-presidente do Clube de Engenharia, Fernando Leite Siqueira, destacou a necessidade de uma mobilização constante contra os leilões. "Leilão é privatização. É a desnacionalização de uma riqueza que pode fazer o Brasil deixar de ser o eterno país do futuro para ser o país do presente, do agora". Formaram a mesa, além de Siqueira e Francis Bogossian, presidente do Clube de Engenharia, os homenageados com os diplomas de sócio honorário: Maria Augusta Tibiriçá, símbolo da campanha "O Petróleo é nosso" e autora do livro "A luta contra o entreguismo, pelo monopólio estatal"; o economista e ex-reitor da UFRJ, Carlos Lessa; Luiz Pinguelli Rosa, físico, ex-presidente da Eletrobras e professor da FRJ; e o deputado Paulo Ramos, defensor do monopólio da Petrobras na constituinte de 88.

Em depoimento emocionado, Maria Augusta, aos 94 anos, falou da importância da campanha "O petróleo é nosso" e da sua batalha pessoal na preservação da memória da luta pelo petróleo e na sua perpetuação, bem como sobre a participação do Clube nesse processo. "Posso afirmar sem nenhuma sombra de dúvida, foi a maior e mais prolongada mobilização popular no Brasil em prol do legítimo interesse nacional. Conseguimos a vitória pela luta ininterrupta do povo brasileiro de norte a sul. Hoje, recebo esse título pedindo licença para dividi-lo com os dirigentes da campanha e com todo o povo brasileiro, verdadeiro personagem dessa história. A palavra concessão deve ser riscada do nosso dicionário. Na campanha 'O petróleo é nosso', o Clube já estava engajado. Hoje, mais uma vez, estamos no Clube. Há campanhas que começam e que nunca podem acabar. Essa é uma delas. E enquanto me sobrarem lucidez e vida, estarei na luta pelo petróleo do povo brasileiro".

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo