No último dia 09 de março, O Ministério Público (MP) estadual, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, recorreu ao Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro sobre as obras da Linha 4 do metrô do Rio. No documento encaminhado pelo MP, estudos e posicionamentos do Clube de Engenharia em relação ao assunto foram colocados como referência na discussão técnica sobre o assunto.

"O prestigioso Clube de Engenharia, entidade fundada em 1880, ostenta 131 anos de existência e tradição, como o foro qualificado dos debates mais relevantes da engenharia nacional. O Clube de Engenharia deliberou sair de sua habitual posição parcimoniosa para, publicamente, defender posição contrária às mudanças implementadas pelo Estado do Rio de Janeiro no projeto da Linha 4.

A posição do Clube de Engenharia foi externada por Carta Aberta dirigida ao governador do Estado no último dia 21 de agosto de 2011. Nesta carta, a diretoria do Clube de Engenharia recomenda a S. Exa., algumas medidas que considera fundamentais para a eficiência do sistema de transporte modal na região metropolitana. Sobre a Linha 4, o Clube de Engenharia relacionou as seguintes providências:

A) Manter o traçado original da Linha 4, com estações em Botafogo, Humaitá, Jardim Botânico, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico.

B) Incluir no trecho em construção a Estação Gávea, a qual deverá ser construída em dois níveis para o cruzamento da Linha 1 com a Linha 4: a) um nível para receber os trens vindos do Jardim Botânico; b) outro nível para receber a Linha 1.

C) A Estação General Osório deverá continuar sendo uma estação de passagem da Linha 1 em direção à Estação Gávea e não ponto final de linha. A sobrecarga de usuários após a extensão à Barra poderá ser absorvida com a implantação do trecho Gávea-Carioca, via Jardim Botânico, Humaitá, Botafogo, e com a criação da Linha Circular (ligação direta entre a Gávea e a Tijuca, na estação Uruguai, formando um sistema em arco, como o Metrô de Londres)".

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