Rio+20: construção coletiva de um mundo sustentável

 

Após meses de intensos debates preparatórios sobre os mais variados temas relacionados à tecnologia e à sustentabilidade, o Clube de Engenharia chegou à Rio+20 e à Cúpula dos Povos com muito a oferecer na construção coletiva de um mundo mais sustentável, igualitário, democrático e justo. No sábado, dia 16 de junho, o Fórum Permanente de Mobilidade Urbana na Região Metropolitana do Rio de Janeiro reuniu dezenas de entidades de classe, movimentos civis organizados e associações de moradores sob a coordenação participativa da divisão técnica especializada de Transporte e Logística (DTRL).

Na tenda Padre Josimo Tavares os participantes debateram a monopolização do transporte público na cidade por um pequeno grupo alheio aos interesses da sociedade. “Como no resto do mundo, o Brasil precisa dar mais atenção ao sistema metroferroviário. Ele deve ser a espinha dorsal do transporte público, uma vez que é mais democrático, limpo e barato”, destacou Itamar Marques, secretário da DTRL.

O debate, que teve ampla cobertura da imprensa nacional, durou cerca de cinco horas e contou com a presença de representantes da Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa (Amast), do Movimento Meu Rio, do Instituto Mais Democracia, Movimento Metrô que o Rio Precisa, entre muitos outros que enviaram representantes para lançar o alerta sobre os rumos antidemocráticos e de total abandono e distanciamento da sociedade que o transporte público na cidade do Rio vem tomando. Para Luiz Cosenza, que representou o Crea-RJ no evento, o alerta é claro. “Há uma inversão de valores. A qualidade é deixada de lado e o investimento vira o foco central. Falta, inclusive, projeto de engenharia. O caso do bonde de Santa Teresa é um bom exemplo. Não há projeto e, se houver novo acidente, que não se diga que os governantes não foram avisados”, alertou.

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