Sessão Solene na Câmara dos Deputados comemora os 200 anos da Academia Real Militar

No dia 18 de junho a Câmara viveu um momento precioso ao homeangear as tradições bi-centenárias da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A comemoração dos 200 anos de criação da Academia Real Militar foi em sessão solene proposta pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) para homenagear a instituição que marcou o início do ensino das engenharias civil e militar no País. Criada em 1810, por Dom João VI, da Academia se originaram a Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Academia Militar das Agulhas Negras.

O presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian, foi representado na solenidade, por Heloi Jose Fernandes Moreira, presidente da Associação dos Antigos Alunos da Politécnica (A3P) e ex-presidente do Clube. Também formaram a mesa (foto) os deputados Mauro Benevides e Onofre Santo Agostini; o general Marco Antonio de Farias; o coronel Carlos Roberto Peres, representando o Comandante da AMAN; almirante Antonio Fernando Garcez Faria; Brigadeiro Almicar Andrade Bastos; os professores Eduardo Gonçalves Serra, vice-diretor da Escola Politécnica da UFRJ e Israel Blajberg, diretor técnico-cultural da A3P e o engenheiro Jose Ferreira Lima Filho, integrante da última turma do Largo de São Francisco e idealizador da seção solene.

Em discurso lido pelo depuado Mauro Benevides (PMDB-CE), o presidente da Câmara, Marco Maia, destacou os inúmeros projetos e pesquisas desenvolvidos nas duas instituições. "São trabalhos que acumulam prêmios de reconhecimento internacional e muitas gerações de profissionais formados".

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo