O engenheiro Ricardo Khichty, diretor da Divisão Técnica de Construção (DCO), informa ao Portal do Clube de Engenharia, que houve uma “reunião inaugural com os novos membros eleitos da DCO onde vários demais sobre os rumos da construção no Brasil foram abordados. Houve também, segundo ele, um planejamento inicial das atividades futuras“ com foco em uma maior quantidade e qualidade de eventos e palestras que possam interessar aos sócios ligados no setor da construção civil.”

No mês de abril, a DCO debateu sobre a papel da Caixa Econômica Federal nos financiamentos a empresas da construção cilvil imobiliária, além de financiamentos à aquisição de im´~oveis e o programa da CEF “Casa Azul”, onde , segundo Khichty, “há uma série de vantagens de acréscimos de itens tecnológicos com parâmetros bem definidos e com classificações, tipo ISO, para as construtoras que conseguirem implantá-los em seus empreendimentos sem onerar os custos dos imóveis para os aduirentes.”

Segundo o diretor da DCO, também foi programada e realizada uma palestra sobres isolantes térmicos/acústicos na construção de residências, ministradas por dois palestrantes residentes nos Estados Unidos. Eles apresentaram vários métodos construtivos e materiais disponíveis no mercado mas que permanecem ainda praticamente desconhecidos dos engenheiros brasileiros.

 

Novas palestras

Está programada para o próximo dia 31 de Julho, no Clube de Engenharia, palestra sobre "Custos de Obras de Engenharia: Novo Enfoque do BDI". O assunto será abordado pelo presidente do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC), Dr. Paulo Villela.

“Estamos em tratativas com a Divisão de Meio Ambiente do CE, na pessoa de seu chefe, Ibá, para realizarmos um evento sobre o programa governamental do Ministério do Meio Ambiente sobre os “Corredores Ecológicos e suas Unidades de Conservação”, ora em curso na Amazônia, Espírito Santos e parte da Bahia, onde a CEF já repassou recursos de aproximadamente sete (7) milhões de reais para a conservação e preservação das matas e sustentabilidade de ações e empreendimentos conservacionistas focados nas pessoas que moram na região”, disse Khichty.

Ainda segundo ele, “este programa é uma conjugação de atividades das secretarias municipais, estaduais e órgãos federais que, juntamente com o envolvimento das pessoas dos lugares, visa corrigir a degradação ambiental e sustentar as atividades econômicas adequadas e viáveis para essas regiões.”

Ele acha que este programa poderá ser realizado em agosto com algum responsável pelos repasses da CEF.

Outro assunto que o diretor da DCO fez questão de ressaltar para o Portal do Clube de Engenharia, foi a posição tomada por seus membros em relação ao abandono de uma tuneladora por parte da Petrobras:

“Comentamos em forma de desagravo um fato noticiado pela revista Exame, sobre o abandono e aterramento de uma tuneladora no valor de R$ 58.000.000,00 que estava escavando a Serra do Mar paulista para a construção de um gasoduto.

“A razão do abandono daquela formidável máquina, deveu-se ao apertado cronograma de escoamento de gás para aquela região.”

Segundo Khichty, a presidente da Petrobras, Graça Foster, disse à revista que “foi mais barato abandonar a tuneladora do que tentar resgatá-la.”

“Apesar de todo a admiração que nutrimos pela Petrobras, como empresa ímpar e a maior do País, estranhamos a medida. Na ocasião chegamos até a solicitar um questionamento do Clube de Engenharia sobre se não seria mais viável que o prefeito do Rio pudesse retirá-la da sua cova para empregá-la numa cidade repleta de morros e montanhas, com muita necessidade dessas máquinas. “

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo