Clipping 14/08: Reforma do ciclo básico no ensino da engenharia

Em artigo para o Jornal do Commercio Francis Bogossian opina sobre alterações no currículo da graduação em engenharia

O presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian, publicou artigo no Jornal do Commercio nesta terça-feira. O tema é a reforma do ciclo básico no ensino da engenharia, importante questão já debatida em diversas ocasiões pelas Divisões Técnicas e pelo Conselho Diretor da entidade. Em seu texto, Francis fala sobre a importância da engenharia para o país e o sério problema enfrentado hoje nas universidades: a grande evasão nos dois primeiros anos do curso.

Com a frase: "A engenharia é a mola mestra para o desenvolvimento de um país", Francis inicia o artigo, frisando a importância de políticas voltadas para a área. Francis também afirma que, com a retomada do crescimento no Brasil, os reflexos da escassez de Engenheiros já estão sendo sentidas no cotidiano do país. "O Clube de Engenharia vem se dedicando, nos últimos anos, a estudar e analisar esta evasão. As causas já foram identificadas: má formação dos alunos no ensino médio", explica o engenheiro. Isso porque, no Ciclo Básico da graduação em engenharia, são exigidos conhecimentos em física e matemática que, muitas vezes, os alunos não sabem onde serão aplicados no exercício da profissão.

O artigo cita exemplos de como a falta de engenheiros afeta o desenvolvimento do país e aponta soluções concretas para a atualização do currículo da graduação em engenharia. Francis encerra destacando que as alterações na grade dos primeiros anos do curso farão diferença na formação dos profissionais e reduzirão a preocupante evasão de estudantes.

CLIQUE AQUI para ler o artigo completo.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo