Plano de Negócios 2012-2016 da Petrobras é apresentado no Clube de Engenharia

A palestra aconteceu no dia 5/9 e foi ministrada por José Antônio de Figueiredo

Em 14 de junho deste ano, o Conselho de Administração da Petrobras aprovou o Plano de Negócios a ser desenvolvido pelos próximos quatro anos. Com investimentos de R$ 416,5 bilhões, uma média de R$ 104 bilhões por ano, o Plano de Negócios (PN) 2012-2016 foi apresentado no último dia 5, no Clube de Engenharia, pelo diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais da Petrobras, José Antônio de Figueiredo.

O evento foi marcado não só pela transparência da Petrobras ao apresentar suas ações técnicas e comerciais, mas também pela discussão de grandes temas. A indústria nacional e o fortalecimento da política industrial brasileira foram pautas da palestra, com o apoio de planilhas, gráficos e ilustrações explicativas sobre os temas.

Os Programas de Aumento da Eficiência Operacional da Bacia de Campos, de Otimização de Custos Operacionais e de Gestão de Conteúdo Local são os programas estruturantes do PN 2012-2016. Para José Antônio, as principais metas estão relacionadas: à identificação de oportunidades de redução de custos; ao aproveitamento máximo da competitividade da indústria nacional, levando em conta os prazos e a qualidade; e ao aumento dos níveis de eficiência operacional dos sistemas de produção existentes.

José Antônio encerrou a palestra respondendo às dúvidas e questionamentos da plateia. Ele explicou, também, o que pensa sobre a atuação de empresas estrangeiras. “A combinação indústria nacional e empresas internacionais é viável. Temos estaleiros de gestão compartilhada, isso é saudável e é importante. Em certas situações precisamos trazer de fora tecnologias que não dominamos, mas o grosso é feito no Brasil. O InovaPetro fomenta a inovação com DNA nacional e o conteúdo local que buscamos é o que conta com tecnologia brasileira agregada”, finalizou.

Confira o documento da Petrobras aqui.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo