O geólogo João Graciano Mendonça Filho, professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual Decano do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), recebeu em 18 de setembro, o Prêmio Organic Petrology Award, concedido pelo ICCP (International Committee for Coal and Organic Petrology) a pesquisadores com até 50 anos de idade.

O Prêmio é a maior condecoração para pesquisadores que têm sua pesquisa direcionada à exploração de recursos energéticos não renováveis (caracterização de rochas geradoras de petróleo e carvão).

A honraria foi entregue durante o ICCP Annual Joint Meeting  em conjunto com a TSOP (The American Society of Organic Petrology) em Pequim, China.

João Graciano é o 4º pesquisador a receber este importante prêmio, sendo o primeiro Latino-Americano. O primeiro a receber, em 2004, foi um pesquisador do Indiana Geological Survey (EUA), na sequência, o Instituto del Carbon (INCAR) da Espanha, foi laureado com dois prêmios (2006 e 2008), em 2010 não houve indicação e, agora em 2012, a UFRJ foi a vencedora.

A concessão do prêmio é baseada na produção científica, realizações profissionais, atividades de pesquisa com outros pares, inserção internacional em pesquisa aplicada, atividades de ensino internacional, entre outros itens, e é realizada através de indicação e apoio de pesquisadores de diferentes instituições, através de um comitê técnico-científico internacional e aprovação pelo Conselho Superior do ICCP.

A indicação do Prof. João Graciano teve apoio e aprovação de pesquisadores de diversos países (Portugal, Espanha, EUA, Austrália, Alemanha, Canadá, Servia, Grécia, Romênia, Moçambique, Dinamarca, etc.).

Contatos com João Graciano podem ser feitos no endereço [email protected].

Informativo - DRM-RJ 27/09/2012

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo