Senge - RS - 01/11/2012

PAC das concessões: Clube de Engenharia manifesta preocupações à Dilma

O Clube de Engenharia encaminhou carta à presidente Dilma Rousseff em que se posiciona sobre as ações do governo na área da infraestrutura de transporte e logística que movimentarão um total de R$ 130 bilhões em investimentos no chamado PAC das concessões. 

>>continue lendo

Hora do Povo - 01/11/2012

Em carta à presidente Dilma, Clube de Engenharia critica falácia da falta de técnicos 

O Clube de Engenharia encaminhou carta à presidenta Dilma, dia 17 de outubro, questionando a “extraordinária rapidez” com que se pretende finalizar parcerias na área de infraestrutura e logística e a contratação de empresas e profissionais no exterior. “Da mesma forma que elogiamos, de maneira enfática, a decisão do Governo do Presidente Lula do qual Vossa Excelência participou, de construir as plataformas da PETROBRAS aqui no País, criticamos declarações recentes de autoridades do setor, de buscar esse apoio externo, e fazemos um apelo para que nenhuma decisão dessa natureza seja efetivamente adotada”, afirma Francis Bogossian, presidente da entidade. Publicamos, a seguir, alguns trechos da carta.

>>continue lendo

Adesg Rio de Janeiro - 02/11/2012 

Ministro da Defesa da França visita Programa de Submarinos

Acompanhado do Comandante da Marinha, Almirante Julio Soares de Moura Neto, e do Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante Arthur Pires Ramos, o ministro francês conhecerá as futuras instalações que possibilitarão a construção do submarino com propulsão nuclear, marco maior do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha do Brasil.

>>continue lendo

FEBRAE - 31/10/2012

José Tadeu da Silva é empossado como novo Presidente da Febrae

O engenheiro civil José Tadeu da Silva (Presidente do CREA-SP) foi empossado como presidente da FEBRAE (Federação Brasileira de Associações de Engenheiros). A posse foi realizada durante a cerimônia solene, no dia 25 de janeiro, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. José Tadeu da Silva foi diretor da FEBRAE em 2004/2007 e Vice-Presidente em 2007/2009. O novo dirigente recebeu o termo de posse das mãos da engenheira Irene Campos Gómez, presidente da UPADI (Unión Panamericana de Asociaciones de Ingenieros) e que compareceu à capital carioca especialmente para esse compromisso.

>>continue lendo

Revista Fundações e Obras Geotécnicas - 05/11/2012

As empresas genuinanmente nacionais em áreas estratégicas de defesa

Os avanços tecnológicos relacionados à indústria nacional de defesa e seu papel no desenvolvimento do país serão discutidos na próxima quinta-feira, dia 8 de novembro, na segunda edição do seminário - Engenharia, Inovação & Tecnologia e os Investimento nos Próximos Anos, no Clube de Engenharia. Parte do esforço da Comissão de Política Industrial, criada em 28 de novembro de 2011, o seminário trará ao Clube especialistas da área da defesa, um dos focos do Manifesto em Defesa da Engenharia e da Empresa Brasileira de Capital Nacional, ao lado da área de petróleo e gás e energia elétrica.

>>continue lendo

Telecomunicações: competição em risco - 05/11/2012

Os serviços de telecomunicações em nosso país têm sido alvo de críticas pesadas com relação à qualidade, abrangência de soluções e preços. Um dos pilares fundamentais da prestação desses serviços, por ocasião da elaboração da Lei Geral de Telecomunicações (LGT), em 1997, foi a competição, que vem sendo negligenciada em suas regras e nunca foi efetivamente levada muito a sério pela Anatel. 

>>continue lendo: Exército Brasileiro/Correio Braziliense em Clipping seleção de notícias

Hora do Povo - 07/11/2012

Clube de Engenharia promove novo seminário sobre o papel da indústria genuinamente nacional da Defesa

O papel da indústria genuinamente nacional no desenvolvimento da defesa brasileira será tema do segundo seminário promovido pelo Clube de Engenharia no próximo dia 08 de novembro.

>>continue lendo

Jornal do Brasil - 06/11/2012

Orçamento de Defesa

O orçamento de Defesa do Brasil foi o 10º do mundo em 2011, com US$ 36,6 bilhões, ou seja, 1,5% do PIB, segundo o Instituto Mundial de Estudos Estratégicos.

>>continue lendo

Monitor Digital - 07/11/2012

Derrota Histórica para o Rio de Janeiro

O resultado da votação dos royalties é uma derrota fragorosa para o Rio de Janeiro, do início ao fim. Poucos se lembram, mas foi Lula que, pela primeira vez, aventou a hipótese de distribuição democrática dos ganhos do pré-sal, deixando de lado a justa remuneração dos estados que arcam com os danos pela extração do produto. Lula criou uma onda que não conseguiu controlar. Só o fez através de veto, que, pelo resultado das votações, já se poderia prever que não perduraria. Em seguida, Dilma Rousseff fez uma espécie de pacto com os dirigentes fluminenses: apoio total às teses dos produtores e veto a qualquer projeto contrário a isso.

>>continue lendo

O Globo Economia - 12/11/2012

Mesmo no plenário alguns deputados deixaram de votar

O placar da escolha entre os textos do Senado e da Câmara foi apertado (220 a 211), ao contrário da votação sobre o projeto em si (286 a 124). Eleito prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso (PSB-RJ), disse que chegou atrasado à votação na Câmara, por uma reunião com o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

 >>continue lendo

Jornal do Brasil - Coluna Confidencial de Aziz Ahmed - 07/11/2012



Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo