O eterno professor Fernando Emmanuel Barata, considerado por muitos como “um dos símbolos da engenharia nacional” foi indicado pelas 19 divisões técnicas especializadas do Clube de Engenharia e eleito por unanimidade pela diretoria para receber a Medalha Irmãos Rebouças. A honraria é entregue anualmente a um profissional que tenha contribuído, com suas ações, para o desenvolvimento social e cultural do país.

Emocionado, o professor Barata destacou a força da simbologia da medalha. “Os irmãos Rebouças foram os primeiros engenheiros brasileiros de origem negra da nossa terra, e provavelmente das Américas e do mundo. André e Antônio eram netos de uma escrava liberta que se casou com um alfaiate português. Dessa união nasceu Antonio Pereira Rebouças, o pai dos irmãos Rebouças. Eles estudaram engenharia na Escola Central, hoje Escola Politécnica, por volta de 1860, há 152 anos atrás. É uma honra enorme receber a honraria que carrega seus nomes”declarou.

Formado engenheiro civil em 1950 pela Escola Nacional de Engenharia, doutor em ciências físicas e matemáticas pela Universidade do Brasil (UFRJ) e professor emérito da UFRJ, Barata trabalhou no Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e na Secretaria de Obras de 1950 a 1985. Em sua atuação associativa se destaca como ex-presidente da ABMS e da A3P, Conselheiro do Clube, membro fundador da Academia Nacional de Engenharia, entre outras entidades. 

Ao entregar o prêmio, o presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian, lembrou sua história pessoal com o Mestre. “Um dos responsáveis por eu não largar a engenharia foi Fernando Barata. Ele que me trouxe para o Clube de Engenharia, onde arrumei meu primeiro e único emprego. Fiquei exultante com a escolha de seu nome para o prêmio, pois o considero meu pai dentro da engenharia”, declarou o presidente.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo