O ano de 2012 foi de grandes conquistas e, como elas não chegam sem esforço, de muito trabalho também. Ao final de uma festa democrática, cordial e respeitosa, comemoramos a confirmação, pelo voto, de que o trabalho realizado nos últimos anos foi reconhecido pelos associados do Clube de Engenharia. Reconduzidos à presidência pelos próximos três anos, para dar continuidade aos projetos e ações que marcaram a gestão anterior, estamos cientes de que não basta seguir no caminho que nos trouxe até aqui. É preciso ir além.

Em 2013 acontecerá o primeiro megaevento esportivo no país, um marco. Investimentos, grandes obras e os eventos mundiais não são mais um plano de futuro. A Copa das Confederações será o nosso primeiro teste, já em 2013. E o dever do Clube de Engenharia em todo esse processo, é claro. Com a intensificação das obras e os preparativos para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, continuaremos a estudar soluções,  propor as mudanças necessárias, fiscalizar e lutar para que prevaleçam os interesses do povo do Rio de Janeiro e da federação brasileira, tão duramente construída e agora ameaçada por interesses imediatistas e oportunistas.

O panorama nacional promete ser tão relevante e decisivo quanto foi em 2012. Os debates sobre a extração consciente e a destinação racional e socialmente justa das riquezas nacionais devem se intensificar. Com os mananciais estratégicos em evidência, a defesa de nossa soberania nunca foi tão necessária. Em detrimento dos interesses estrangeiros, apesar das forças contrárias que trabalham para o nosso atraso, avançamos. E se avançamos isso se deve em grande parte à existência de fóruns qualificados de discussões técnicas e políticas, como o Clube de Engenharia.

No que se refere à economia nacional, aos investimentos, aos grandes acontecimentos dos próximos anos, 2013 é fundamental. É a janela que se abre para que nossas ações reverberem de forma positiva. A hora é agora. É grande a nossa responsabilidade: de cada amigo, cada parceiro e de cada associado do Clube de Engenharia.

Um 2013 de vitórias e de construção coletiva: são os votos da Diretoria do Clube de Engenharia.

 

Francis Bogossian

Presidente do Clube de Engenharia

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo