Morre o professor emérito da UFPE Jaime Gusmão Filho

O Brasil perdeu no primeiro dia de 2013 um dos grandes nomes da Engenharia Geotécnica. Morreu, aos 80 anos, o professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Jaime de Azevedo Gusmão Filho.

O professor foi dirigente do CREA-PE, do Clube de Engenharia de Pernambuco e da Empresa de Urbanização do Recife (URB). Jaime foi, ainda, um dos pioneiros no mapeamento de encostas para prevenção de deslizamentos no Nordeste, trabalho com impacto direto na vida dos moradores dessas áreas. Entre as suas linhas de pesquisa estava o estudo dos morros de Olinda e da Região Metropolitana do Recife.

Pernambucano de Caruaru, Jaime Gusmão recebeu da UFPE o título de Professor Emérito em 2003. Formou-se, em 1954, pela antiga Escola de Engenharia de Pernambuco, da então Universidade do Recife. Concluiu o mestrado em Engenharia Civil, na área de Mecânica dos Solos e Fundações, pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, em 1959. Tornou-se livre-docente pela UFPE, em 1995 e, em 2001, recebeu o diploma de Cidadão do Recife.

O corpo do professor Jaime de Azevedo Gusmão Filho foi velado na manhã do dia 2 em Paulista, cidade da Região Metropolitana do Recife, e cremado em seguida.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo