Lafarge investirá R$ 1 bi no Brasil nos próximos 5 anos

Tânia Monteiro - Agência Estado

 

O presidente do Grupo Lafarge, Bruno Lafont, empresa líder mundial em materiais de construção, anunciou em entrevista no Palácio do Planalto, após se reunir com a presidente Dilma Rousseff, que investirá R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos, de olho nas obras de infraestrutura e de construção de casas no País. O investimento, no entanto, representará a metade do que a Lafarge desembolsou nos últimos cinco anos no Brasil.

Apesar dos números, o presidente da Lafarge disse que "não há redução" de investimento. "Temos que considerar que fizemos compras muito grandes nos últimos cinco anos e isso não representa diminuição de atividade. Trata-se de investimento vegetativo, orgânico, para acompanhar o crescimento do mercado", afirmou. "O que eu chamo de crescimento orgânico é a construção de novas fábricas ou aumentar os tamanhos das atualmente existentes e faremos isso aumentando nossa capacidade de produção de cimento, de brita e de concreto", explicou.

Bruno Lafont evitou falar em problemas enfrentados no País e salientou que "o Brasil sempre foi um país atraente" e que a "estratégia do grupo é investir em mercados em crescimento", lembrando que o Brasil faz parte dos mercados em crescimento importantes, aos quais a Lafarge deve dedicar seus próximos investimentos.

Após destacar o "verdadeiro potencial de crescimento" do País, Lafont comentou que a própria presidente Dilma Rousseff falou das necessidades de infraestrutura e de construção de habitações no Brasil. "Isso só fazem confirmar que o País tem tudo pra crescer, tem muita margem para crescer", acrescentou ele, ao informar que um dos eixos de atuação da empresa é "continuar acompanhando desenvolvimento das obras de infraestrutura e da habitação no Brasil".

Ele anunciou ainda a construção de um laboratório de pesquisa, com objetivo de testar "as soluções inovadoras na área da construção". Segundo Lafont, as inovações já feitas na França serão trazidas para o laboratório brasileiro. "O Brasil é um país de escolha da Lafarge", acentuou o presidente do grupo, após lembrar que a empresa já atua há mais de 50 anos no mercado brasileiro.

O Grupo Lafarge trabalha com produtos como cimento, concreto e agregados (areia e pedra). A companhia está presente no Brasil desde 1959 e tem unidades industriais nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraíba, Bahia e Pernambuco.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Skip to content