Fórum de Mobilidade Urbana realiza estudo prévio a pedido do Secretário de transportes da prefeitura de Maricá - RJ

A Divisão Técnica de Transporte e Logística (DTRL) do Clube de Engenharia está, desde 2011, à frente do Fórum Permanente de Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro, conjuntamente com a FAM Rio (Federação das Associações de Moradores do Município do Rio). O Fórum, que se reúne semanalmente na sede do Clube de Engenharia, vem protagonizando importantes ações na área. Reconhecendo a ampla e firme atuação do coletivo dentro do estado do Rio de Janeiro, o novo secretário de transportes da prefeitura  de Maricá, Leandro Costa,  nomeado pelo prefeito Washington Quaquá, encomendou um estudo prévio de Mobilidade Urbana. O Grupo de Trabalho (GT) Maricá está concluindo a primeira etapa do projeto. Entre as atribuições do GT, que é composto por cinco especialistas, está a pesquisa de dados, organização das informações e propostas efetivas que melhorem a qualidade de vida da população. Integram o GT o vice-presidente do Clube de Engenharia e engenheiro eletricista, Fernando Siqueira; o geógrafo, mestre em transportes e membro da COPPE-UFRJ, Alan Jeferson de Oliveira; o engenheiro eletricista e mestre em logística, Nilo Correa; o geógrafo, morador de Maricá e subchefe da Divisão Técnica de Meio Ambiente do Clube de Engenharia, Vagner Oliveira; e o administrador, com larga experiência em transportes, Celso Sá.

Ao longo das reuniões do Fórum, os membros do GT acompanham o andamento do trabalho e apresentam dados e informações coletadas. Segundo o chefe da DTRL, Alcebíades Fonseca, a equipe apresentará à prefeitura de Maricá um projeto conceitual e as linhas mestras de um plano diretor para a área. “Inicialmente, iremos propor quantos profissionais serão necessários para desenvolver o projeto, qual o plano a ser executado, inclusive em termos de legislação, e tudo que envolve o planejamento associado. A partir daí, o prefeito contratará a equipe que o município definir como necessária, composta por profissionais e técnicos qualificados que podem, inclusive, ser do próprio Clube de Engenharia”, afirmou.

Outra frente de atuação do Fórum em destaque é a sua capacidade de mobilização. Em 26 de dezembro de 2012, uma emenda parlamentar elaborada pelos vereadores Edison da Creatinina e Reimont Luiz Otoni (este reeleito) foi publicada no Diário Oficial. Trata-se de uma emenda ao orçamento municipal do Rio com o objetivo de destinar verbas à criação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana. A iniciativa segue o exemplo de diversos municípios do Brasil, como Porto Alegre-RS, Pelotas-RS, Natal-RN, João Pessoa-PB, entre outros, e simplesmente contempla o ideal sugerido na nova Lei de Mobilidade, sancionada pela Presidenta Dilma Roussef, em janeiro de 2012. Segundo o assessor do vereador Reimont, Fabio Tergolino, a emenda é de caráter “autorizativo”, ou seja, o prefeito Eduardo Paes executa se achar conveniente. “O Fórum de Mobilidade tem o poder de mobilização popular para que o prefeito execute essa emenda. Precisamos divulgar a iniciativa para que a população também se envolva e cobre do prefeito”, explicou Fabio.

Segundo os membros do Fórum de Mobilidade Urbana, o primeiro passo para a criação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, paritário e com caráter consultivo e deliberativo, foi a própria criação do Fórum na cidade, e sua consolidação pela persistência de suas reuniões e ações. “O segundo passo deu-se no campo legislativo através do empenho financeiro para garantir a criação do grupo técnico executivo que tem como objetivo planejar e elaborar a estrutura institucional, além de encaminhar para os órgãos competentes os procedimentos necessários à implantação do Conselho”, afirma nota divulgada pelos participantes do Fórum.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo