O planejamento de intervenções públicas e privadas no setor de transportes insere-se na consecução de metas socioeconômicas e ecológicas, rumo ao desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, as decisões sobre o tema devem ser embasadas em análises abrangentes, que avaliem alternativas por meio de múltiplas interações.
A complexidade e o volume de informações necessárias ao suporte de modelos de análise adequados, que permitam a constante reavaliação de metas e objetivos, exigem que essas atividades estejam apoiadas num sistema de informações ágil e robusto, que integre os dados originados nas várias entidades relacionadas com o planejamento regional de transportes no Governo Federal.
Para que o planejamento de transporte ocorra de modo efetivo, é necessária a constituição de base de dados compartilhada por usuários e provedores do MT e instituições relacionadas com a manutenção e uso dessas informações.
O SIG-T deve permanecer compatível à instalação de INDE-T, por meio da adoção das normas e padrões de IDE. A concepção do SIG-T prevê o processo de manutenção e uso de informações pela interação com os provedores e usuários das informações e uso de metadados e interoperabilidade, dentro da filosofia de Infraestrutura de Dados Espaciais.
O modelo adotado para o sistema buscou torná-lo flexível, tendo como enfoque o acesso a dados georreferenciados, seguindo os principais conjuntos de dados disponíveis no BDG de planejamento regional de transportes.
O BDG foi acoplado a uma interface customizada, com vistas a permitir consultas temáticas às informações geográficas e tabulares, o que facilita a seleção e a utilização do dados, de acordo com as condições lógicas ou critérios espaciais.
O sistema foi concebido para operar em ambiente Web, podendo ser disponibilizado para a rede local (Intranet) ou uso externo pela Internet.
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