Evento relata história de C. H. Gorceix e da Escola de Minas de Ouro Preto

Fundador da primeira Escola de Minas do Brasil, Claude Henri Gorceix nasceu em 19 de outubro de 1842, em Saint-Denis de Murs, na França. O professor Eduardo Marques, ex-aluno da Escola de Minas de Ouro Preto, falou sobre a história de Gorceix e seu brilhantismo. O cientista foi professor de mineralogia, geologia, física e química. Formado em ciências físicas e matemáticas, Gorceix realizou um profundo estudo, a pedido do Imperador D. Pedro II, em  1874, e concluiu que Ouro Preto era o local ideal para sede da Escola devido à riqueza geológica da região, o que facilitaria as pesquisas na área.

Eduardo Marques explicou que, até então, uma Escola de mineração e geologia não era um tema sensível no Brasil, embora o Imperador investisse em ciência. “Havia demanda de pesquisas e exploração de minas, mas o recurso não era aproveitado por falta de tecnologia. Por isso a Escola de Minas de Ouro Preto foi criada”, explicou o professor. Os estudos geológicos realizados nas minas da região foram decisivos para a exploração mineral nacional. A razão principal para a escolha de Ouro Preto é o número de minas existentes na cidade. Além disso, o antigo palácio dos governadores estava livre e podia ser usado como sede da Escola. “Com o aumento da demanda mostra-se, na origem da Escola de Minas, um encontro entre ciência, politica e economia”, afirmou Eduardo.

Clube recebe lançamento de livro sobre a Escola de Mineração

A primeira escola de Engenharia voltada para a área de mineração do país chegou aos seus 137 anos em grande estilo. O livro “A História da Escola de Minas”, que será lançado no Clube de Engenharia, é uma homenagem de ex-alunos e historiadores ao importante papel da Escola de Minas para a área de engenharia e geologia. O lançamento aconteceu nesta quarta-feira, 24, às 9h, no salão nobre da sede da entidade. O livro registra história da mais antiga Escola de engenharia voltada para a área de mineração no país e sua contribuição para o desenvolvimento nacional. Por ela passaram ilustres brasileiros como Getúlio Vargas, Carlos Chagas e Santos Dumont.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo