O Clube de Engenharia e a Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet) realizam nesta sexta-feira, 22, um ato de protesto contra a nova rodada de leilões do petróleo e gás brasileiros. O leilão está marcado para os dias 28 e 29/11, tendo como objetivo a extração de gás a partir das reservas de xisto.

As organizações alegam que a 12ª rodada de licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP) atinge uma área de preservação ambiental equivalente à metade do estado do Rio, onde vivem indígenas (Vale do Javari, Amazônia). Além disso, o processo é muito mais complicado e poluente do que a extração de gás do petróleo.

O gás fica em material rochoso e são necessárias explosões para fracionar a rocha e, em seguida, jatos de alta pressão de areia, água e produtos químicos, o que pode contaminar lençóis subterrâneos de água e os rios da região. O processo implicará também a construção de termelétrica e linhas de transmissão, o que poderá causar mais danos ambientais.

O ato contará com a presença do presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian; de Luiz Pinguelli, da Coppe-UFRJ e do vice-presidente da Aepet, Fernando Siqueira.

Serviço:

Ato em defesa da soberania nacional e do meio ambiente

Data: 22/11, sexta-feira

Horário: das 10h às 13h

Local: Clube de Engenharia (Av. Rio Branco 124, 20º andar)

O evento será transmitido pela WebTV.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo