III Edição do Prêmio Oscar Niemeyer emociona e surpreende

Cerca de 1000 pessoas entre premiados e convidados estiveram na noite do dia 29/11, participando da terceira edição do Prêmio Oscar Niemeyer que, este ano, foi realizada no Rio Othon Palace, em Copacabana. Além da emoção de estar junto à família Niemeyer representada pela viúva do arquiteto, Vera Niemeyer, pelo neto, o arquiteto Paulo Sérgio Niemeyer e por Carlos Ricardo Niemeyer, diretor da Fundação Oscar Niemeyer,o Prêmio reservou surpresas ao presidente do CREA-RJ, Agostinho Guerreiro, o anfitrião da noite. Quebrando o protocolo do cerimonial, o 1° diretor financeiro do CREA-RJ, João Araújo entregou o troféu, cujo design é inspirado no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói a Agostinho Guerreiro pela iniciativa de criar esta premiação que já ocupa lugar histórico nos grandes prêmios nacionais de reconhecimento ao trabalho das universidades e instituições de ensino e em homenagem a memória de Oscar Niemeyer.

Este ano, o Prêmio bateu o recorde de indicações, ratificando sua importância no meio acadêmico do Estado. Foram selecionados 102 trabalhos, de 146 autores, de 20 instituições de ensino, sendo 10 da rede privada e 10 da pública. Em comparação a 2011, primeiro ano do Prêmio, houve aumento de 26% no número de trabalhos apresentados.

Participaram da mesa o arquiteto e neto Paulo Niemeyer, Carlos Ricardo Niemeyer, diretor da Fundação Oscar Niemeyer, o comandante Rodrigo Ratton do Instituto Militar de Engenharia- IME, a capitão de mar e guerra e diretora da Escola Técnica do Arsenal de Marinha-ETAM Vaciliki Dorneles, que representou o  diretor  do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, o contra almirante e engenheiro naval Mário Ferreira Botelho, Franklin Dias Coelho, secretário especial de Ciência e Tecnologia  do Rio de Janeiro, Agostinho Guerreiro, presidente do CREA-RJ,Vera Niemeyer, viúva de Niemeyer,  Raton do Instituto Miilitar de Engenharia e Francis Bogossian, presidente do Clube de Engenharia.

Texto por Renata Idalgo

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo