Homenagem ao expedicionário Glauco de Castro e Silva

Em 2013 a Escola Politécnica perdeu um de seus mais corajosos alunos. Glauco de Castro e Silva, ex-aluno do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR/RJ) e 1º Tenente da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (FEB), faleceu no final de novembro. Associado do Clube de Engenharia desde 1965, Glauco, que completaria 92 anos em 9 de dezembro, trabalhou em Furnas como engenheiro de linhas de transmissão e subestações.

O Tenente morava no Rio de Janeiro e foi um dos nove estudantes de engenharia da Escola Politécnica que seguiram com a Força Expedicionária Brasileira para a Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Em homenagem ao dia que marcou a vitória aliada na Europa, em 8 de maio, o Tenente recebeu a Medalha da Vitória ao Capitão R/1 Glauco de Castro e Silva das mãos do Ministro de Estado da Defesa, Celso Amorim.

A Academia Real Militar foi uma das antecessoras da Escola Politécnica/UFRJ, de onde também surgiu a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Os nomes dos estudantes que participaram da expedição à Itália estão gravados em uma placa instalada na Associação dos Antigos Alunos da Politécnica (A3P), no prédio do Largo de São Francisco. 

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo