Conselho não pode aumentar ART por resolução, diz Supremo

O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) não pode majorar o valor da emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) por simples Resolução, devendo observar, para esse fim, o princípio da legalidade tributária, previsto no artigo 150 (inciso) da Constituição Federal. Essa decisão, reafirmando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), foi tomada na análise do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 748445, que teve repercussão geral reconhecida pelo Plenário Virtual da Corte.

A ART, instituída pela Lei 6.496/1977, é cobrada na execução de obras ou prestação de quaisquer serviços profissionais referentes a engenharia, arquitetura ou agronomia.

De acordo com o relator da matéria, ministro Ricardo Lewandowski, o dever de Anotação de Responsabilidade Técnica constitui nítido exercício de poder de polícia realizado pelo Confea, sendo o instrumento utilizado pelo Conselho no desempenho do dever de fiscalização do exercício das profissões sujeitas ao seu controle.

Atividade de Estado

Nesse ponto, o ministro lembrou que no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 1717,  a Corte assentou que a fiscalização e a regulamentação de profissões  são atividades típicas de Estado, que abrangem os poderes de polícia, de tributar e de punir.

Como a ART presta-se ao exercício do poder de polícia atribuído ao Confea, a remuneração dessa atividade provém da cobrança da Instituição de taxa cuja criação deve ser realizada com observância do princípio da legalidade tributária, previsto no artigo 150 da Constituição, frisou o ministro.

Esse dispositivo diz que é vedado à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça.

Em sua manifestação no Plenário Virtual, o ministro reconheceu a existência de repercussão geral do tema, e foi seguido por unanimidade.

Quanto ao mérito o relator se manifestou pela reafirmação da jurisprudência consolidada no STF sobre a matéria, sendo acompanhado na votação pela maioria.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo