Consciência Negra: merecido reconhecimento aos irmãos Rebouças

Debate no Clube de Engenharia resgata trajetória dos irmãos André e Antônio Rebouças e é destaque em produção audiovisual do Instituto Militar de Engenharia

O Instituto Militar de Engenharia (IME) produziu vídeo e publicou, no Youtube, no Canal do IME, matéria sobre André e Antônio Rebouças, homenageados no Clube de Engenharia, dia 26 de novembro. Resultado de uma parceria com a Fundação Palmares, o Clube recebeu Néia Daniel Alcântara, da Fundação Cultural Palmares; Elisa Larkin Nascimento, diretora do Instituto de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros; Ana Virgínia Pinheiro, bibliotecária e chefe da Divisão de Obras Raras da Biblioteca Nacional; Quintino Manoel do Carmo, Conselheiro do Clube de Engenharia e CREA-RJ; e Edson Monteiro, conselheiro do Clube de Engenharia e Vice-Presidente da Academia Pan-Americana de Letras e Artes.

De 26 de setembro a 20 de dezembro, na galeria do 22º andar do Clube de Engenharia, a Exposição Irmãos Rebouças apresentou fotos, bustos, manuscritos e textos que retratam parte da história dos engenheiros cujas trajetórias profissionais, em certa altura da vida, se confundem com a própria história do Clube de Engenharia. 

Em uma viagem pela vida dos irmãos abolicionistas, primeiros engenheiros negros do país, o evento falou de conquista de direitos e realizações, em especial de André, sócio do Clube de Engenharia e o primeiro administrador da biblioteca do Clube. “André vem de uma família de um homem de visão tão aberta, que seu pai, Antônio, exerceu o Direito sem nunca ter feito o curso, com base apenas no prestígio que tinha na época”, destacou Edson Monteiro, lembrando que André era um mulato, filho de um alfaiate português com uma escrava alforriada, em uma época em que o preconceito racial era enorme. Sobre a carreira dos irmãos, Quintino Manoel do Carmo, conselheiro do Clube, ressaltou a atuação de André como engenheiro militar e oficial do exército e a autoria de projetos de portos. Com o irmão Antônio, construiu a subida da Serra do Mar e as Docas da Alfândega do Rio de Janeiro.

Clique aqui para ver documentário produzido pelo IME, incluindo entrevistas com palestrantes do evento e com Nanci Simão da Rocha, atual bibliotecária do Clube de Engenharia, que tem o também poeta André Rebouças como tema de sua dissertação de mestrado. A Exposição Irmãos Rebouças e a biblioteca que André fundou, em 1884, também são destaques na matéria.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo