Clube na construção de diretrizes para inclusão digital

Na última quarta-feira, 02/04, o diretor técnico do Clube de Engenharia, Marcio Patusco, participou da reunião que deu início à elaboração do documento "Diretrizes e Recomendações de Políticas para o Desenvolvimento da Internet e Inclusão Digital". Patusco foi convidado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) para representar o Clube levando propostas para a Internet no Brasil. A versão atual do documento, que está recebendo contribuições através de uma plataforma Wiki, irá para Consulta Pública. Nos dias 23 e 24 de abril, a versão final será apresentada no NETmundial, encontro que pretende elaborar princípios e propor um roteiro para a evolução futura de governança da Internet. O encontro deflagra o processo de construção dessas políticas mundialmente, através de um modelo plural e participativo.

Estão entre muitas outras propostas apresentadas por Marcio Patusco, em nome do Clube de Engenharia, o aumento da velocidade dos acessos banda larga do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), mantendo o mesmo preço; o estímulo à implantação de Telecentros públicos e privados que fomentem o projeto de Cidades Digitais com instalação de recursos que possam ser utilizados pela população e a prestação de serviço de acesso banda larga em regime público, facilitando sua universalização.

O CGI.br foi criado em 1995 para coordenar e integrar as iniciativas de serviços de Internet no país com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia. O Comitê é composto por membros do governo, do setor empresarial, do terceiro setor e da comunidade acadêmica e possui Câmaras especializadas em áreas específicas, como segurança e direitos na Internet, inovação, inclusão digital, entre outras. O objetivo é promover a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. O CGI.br também é responsável pela organização do Fórum da Internet, que reúne participantes de diversos setores para debater a Internet no Brasil e no mundo.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo