Sob risos e aplausos, Flávio Miguez lança livro no Clube de Engenharia

Risadas e muitas histórias de encontros, desencontros e tropeços nos bastidores da profissão. Esse foi o clima do lançamento do livro Episódios da engenharia (e da política) no Brasil, do professor Flavio Miguez de Mello na noite da última quinta-feira, 8 de maio, no Clube de Engenharia. Com as presenças do presidente da entidade, Francis Bogossian; do presidente do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), Erton Carvalho; do ex-presidente da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) Alberto Sayão; e do diretor de comunicação do CBDB, Miguel Augusto ZydanSoria, a mesa do lançamento teceu grandes elogios à obra de Miguez.  A chefe da Divisão Técnica de Geotecnia (DTG), Ana Cecilia Soares, abriu o evento. Bogossian frisou a importância do livro de Miguez para a engenharia nacional, além de reafirmar o talento do autor e a honra do Clube de Engenharia em realizar o lançamento.

“São mais de 200 casos contados com uma característica notória do autor: o bom humor. Fico muito honrado por participar do lançamento deste que é um documento de memória da engenharia brasileira”, afirmou Sayão. Erton Carvalho destacou o empenho do CBDB na política de divulgação do conhecimento técnico, que resultou na publicação deste e de outros livros. “A difusão do conhecimento histórico e técnico de alto nível, inclusive no exterior, está sendo reconhecida como prioridade”, destacou.

Para Miguel Soria, o lado não-técnico do livro é um legado histórico para a engenharia. “A rara percepção de análise histórica de Miguez tem muito a ver com a finalidade das obras da engenharia. Ele conseguiu traduzir essas percepções de forma muito apropriada, em um formato que dá gosto de ler”, arrematou.

Sobre o autor

Flavio Miguez de Mello é graduado em Engenharia Civil e pós-graduado em Geologia pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, hoje Escola Politécnica da UFRJ. Na sua trajetória profissional, chefiou a divisão responsável por novos projetos de Furnas e, por mais de duas décadas, comandou a engenharia da empresa consultora Enge-Rio. Atuou em projetos hidroelétricos em países da América do Sul, África e Europa. Fez cursos e treinamentos nos EUA, Canadá e Portugal, tendo proferido palestras e visitado obras hidráulicas em 30 países. Foi professor visitante ou convidado em diversas universidades, dirigiu associações técnicas no Brasil e no exterior e publicou mais de uma centena de trabalhos técnicos. É autor de três livros relacionados à engenharia de barragens. Atualmente, é um dos sócios da Geólogos, prestando serviços de consultoria para empreendimentos hidroelétricos e projetos hidráulicos.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo