Idec, Clube de Engenharia, Anatel, Ministério das Comunicações e Ministério da Justiça debatem qualidade da banda larga e internet móvel no Brasil em seminário em Brasília

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) realizou, no dia 3 de junho, em Brasília, o Seminário Acesso à internet e direitos do consumidor: balanço e perspectivas. Os temas em debate foram os desafios das políticas de acesso à internet rápida através do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), a proteção e a neutralidade na rede, as novas tecnologias e a qualidade e o acesso à internet móvel no Brasil. Entre os convidados para compor um dos painéis do seminário, representando o Clube de Engenharia, estava o diretor técnico Márcio Patusco.

Patusco participou da mesa Desafios no acesso à Internet móvel: penetração, qualidade e gestão do espectro, cuja moderação foi feita pela representante da Fundação Ford, Graciela Selaimen. Entre os debatedores estavam o coordenador-geral de Estudos e Monitoramento de Mercado da Secretaria Nacional do Consumidor/MJ, Danilo Doneda; a superintendente de Relações com os Consumidores da Anatel, Elisa Peixoto; e a diretora do Departamento de Serviços e de Universalização de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Miriam Wimmer. O encontro contou com a participação do Deputado Federal e relator do Marco Civil da Internet, Alessandro Molon e Bia Barbosa, do Coletivo Intervozes, entre outros nomes de significativa bagagem no tema.

A apresentação de Patusco, muito bem recebida pelos participantes, deu ênfase aos dados sobre banda larga móvel no Brasil e o posicionamento internacional do serviço de internet móvel brasileiro. 

A apresentação completa pode ser vista aqui.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo